SANTO AGOSTINHO.

"A Numídia , na àfrica

romanizada, teve a

glória de parir

Santo

Agostinho".

No ano de 354 de pai pagão e mãe cristã nasceu o maior dos Padres da Igreja e um dos pensadores mais importantes de todos oa tempos. Educado na tradição helênica, na escola de retórica de Cartago, desperta-lhe a vocação filosófica leitura de Cícero. Em sua inquietação espiritual adota as idéias da seita maniquéia , escola cristã com mescla de elementos orientais e se dedica ao ensino da retórica e da eloquência , na terra natal (Tagaste) . Vai depois para Roma e Milão e se põe em contato com o Bispo Ambrósio, que o converte ao cristianismo ortodoxo. Em Roma ocupa a mais alta cátedra de retórica , até que volta para a àfrica onde se dedica à meditação e é ordenado , primeiro sacerdote, depois bispo de Hipona.

Funda uma comunidade religiosa , logo convertida em grande centro de cultura eclesiástica e onde se sagram vários , e destacados, sacerdotes e bispos. Morre em 430.

Santo Agostinho escreveu numerosas obras , sendo que para nós a mais importantes são "Confissões", autobiografia da juventude , de grande valor psicológico . "A Cidade de Deus" , a primeira filosofia da história e que teria enorme repercussão no futuro e o pequeno tratado ""O Mestre" , em que explica suas idéias sobre educação .

Dentre suas obras didáticas encontra-se o tratado "Da Ordem", onde ele explica a sua concepção da educação integral humanística.

Podem-se distinguir duas épocas na padagogia de Santo Agostinho ; uma em que acentua a formação da educação humanística e outra em que afirma sobretudo a formação ascética.

Em ambas , para ele , o decisivo é a consciância moral, a profundeza espiritual, que nos ilumina a inteligência e faz reconhecer a lei divina eterna. . Não descuida também dd valor da cultura física , dos exercícios corporais , assim como da eloquência e da retórica para vida espiritual . Tudo issi posto a serviço da salvação . O decisivo, porém é a formação da vontade . Diz : não há de esperar das crianças inteligência , nem tampouco aspirar a ela; o primeiro é objetivamente a consciência , a desciplina, a obediência.

A sabedoria , a cultura humanística , é, porém , necessária aos dirigentea da Igreja ; nesse sentido aceita as artes liberais da tradição greco- romana , incorporando-as à formação religiosa teológica . Apenas cumpre evitar a erudição para o saber sem objetivo

O fim supremo a que se deve aspirar é o reino dos valores éticos , aos quais podem ascender também os ignorantes e humildes que tenham pureza de coração, amor e boa vontade. Aqui adverte : "O que importa é que tal vontade seja a vontade , do homem , porque se for má , estes impulsos serão srão maus e, se, boa, não só serão inculpáveis , mas dígnos de elogios posto que em todos há vontade ou melhor , todos mais não são que vontades ; pois que outra coisa são o desejo e a alegria senão vontade conforme com as coisas que queremos ? ; que são o medo e a tristeza senão vontade desconforme com as coisas que queremos ?

*********

Seita Maniquéia ou MANIQUEÍSMO é a doutrina do herético Mani ou Maniqueu ( séc.11) que procurou combinar com o cristianismo o dualismo tradicional da antiga religião de Zoroastro. Esse dualismo é o BEM e o MAL .

CARTAGO , uma cidade da Tunísia, África. Flaubert , francês ,escreveu Salammbô , inspirado em Tunis.

**** (Postado by Kalena, janeiro de 2009)****

kalena
Enviado por kalena em 27/01/2009
Reeditado em 27/01/2009
Código do texto: T1407736
Classificação de conteúdo: seguro