Zé da Água, o poeta do povo

No dia 21 de março de 2004 faleceu o poeta e compositor José Floriano da Costa que em seus versos sempre exaltou a história de sua querida terra natal. Durante muito tempo foram publicados no jornal “A Cidade” fragmentos do poema “Terra dos Meus Sonhos”, obra que relata em versos a história de Borda da Mata (MG) desde os primórdios.

Autodidata, esse autêntico sertanejo era dono de uma erudição literária incrível, de maneira simples e agradável, ele relata em seus versos não só a história de sua cidade, mas também discorre de temas como amor, amizade, histórias pitorescas, fatos importantes e outros.

Pai amoroso e exemplar, escreveu uma versão da Bíblia Sagrada em versos dedicada ao seu único filho Eduardo, livro esse que demorou 7 anos para ser concluído. Também tem versos dedicados ao seu neto Guilherme, a outros familiares e a sua esposa Daria, falecida 7 meses antes dele. E assim foram centenas e centenas de páginas manuscritas de poemas e modas.

Zé Floriano, o Zé da Água, como também era conhecido, como compositor teve suas “modas de viola” gravadas em disco de vinil por duplas e cantores como Cruzeiro e Oriente, Sereno e Priminho, Zé do Rancho (avô de Sandy e Júnior), Trio Galã do Sul, Reginaldo e Rosemiro, dentre outros.

E como fiel depositário de uma parte de seus escritos entre poemas e modas de viola, sinto-me na obrigação de publicá-los a fim de prestar-lhe essa homenagem póstuma e blindar os amigos do Recanto das Letras com as belas palavras do poeta do povo.

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 10/11/2008
Código do texto: T1275674
Classificação de conteúdo: seguro