A FORÇA, A RESISTÊNCIA E A TERNURA NA OBRA DE LUAR DO CONSELHEIRO

Aidner Mendez Neves, o Luar do Conselheiro, nasceu á 21 de julho de 1983, no Rio de Janeiro, aos dois anos de idade veio para a Bahia, em Salvador; onde passou sua infância e pré-adolescência, passando suas tardes na Praia dos Artistas, na Boca do Rio, bem como na colônia de pescadores da comunidade.

No início de sua adolescência, através de seu tio e padrinho, o Luiz do Berro, conhecedor de cultura popular nordestina como poucos, pôde ter acesso à literatura de cordel e influências de Cantadores e Violeiros, como Ivaníldo Vilanova, Zé de Laurentino, Xangai, Elomar, Fernando Guimarães, Vital Farias, Wilson Aragão entre muitos outros. O tio, Luiz do Berro, veterinário e chamado por criadores de “O Apóstolo da Caprinocultura” injetou forte ideologia camponesa, tornando seu sobrinho Cantador em mais um divulgador das questões nordestinas. A poesia é presença constante em sua vida, compondo verso e prosa desde criança, inspirado em sua paixão pelos sertões, ícone direcionador de seu trabalho. As idas e vindas pelo árido sertão nordestino deram lugar a pousos em Canudos, Uauá, Monte Santo, Região Sisaleira da Bahia, Alto Sertão Moxotó em Pernambuco, e tantas outras localidades, definindo em seu trabalho o estilo regional.

Conhecido como Poeta Popular, Luar do Conselheiro deixa sempre em seu trajeto, a marca nos corações e nos caminhos que trilha na busca de divulgar a forte cultura popular nordestina, suas tradições e beleza inigualável.

A cidade de Uauá, No sertão da Bahia, passou a ser seu segundo lar, e lá descobriu sua própria identidade, sua gente e seus costumes; portanto, um Nordestino por opção.

Luar do Conselheiro é cordelísta, escritor, compositor e cantador; seus versos e canções retratam as lutas do povo sertanejo, e, sobretudo, o exemplo de Canudos.

Autor de Cordéis como:

“ABC da Boca do Rio”, “ABC da Hipertensão Arterial”, “O Jirimum de antigamente”, “De olho no Ambiente”, “Os Guerreiros do Arco-íris”, “O Sebastianismo no Brasil”, “João Requizado, o Cangaceiro Solitário”, “A saga da Pedra do Bendegó”, “A peleja do Boi Valente Com o Menino Aboiador”, “Montalvânia, Uma Cidade Diferente”; Entre muitos outros.

Luar foi coordenador do núcleo de cultura do Centro Acadêmico de História, da Universidade Católica de Salvador, por um mandato, quando levou índios da tribo Cariri-Xocó de Alagoas e índios Tapuia-Funi-ô de Águas Belas, Pernambuco, para um debate sobre as questões indígenas dentro da universidade.

Ambientalista; Luar do Conselheiro foi delegado da I Conferência Municipal de Meio-Ambiente de Salvador e foi eleito para a Estadual, defendendo os ecossistemas de Caatinga, Restinga, Manguezal e Mata Atlântica do estado da Bahia; bem como participou de diversas mobilizações de caráter ecológico.

Participou do Prêmio Agenor Campos de Poesia, realizado na UCSAL pelo grupo cultural MACCACA, tendo um de seus versos publicados posteriormente, bem como teve versos publicados na maravilhosa revista ARTPOESIA.

Viveu por dois anos na Aldeia Hippie de Arembepe, quando pode conhecer e interagir com diversos músicos, de diferentes estilos, foi quando tocou no Festival informal de Cultura Alternativa, junto á Guilherme Arantes e o Grande músico Ventania, com quem Luar já compartilhava idéias e noites de viola á beira da fogueira.

Morou por nove meses na cidade de Valente, região sisaleira da Bahia, onde ajudou a organizar a “Roda de Poesia de Valente”, junto á poetas locais como Aliã Santos e “Dane da Cachorra”, Roda esta que passou a se apresentar á nível regional.

Luar do Conselheiro realizou inúmeras apresentações musicais no Espaço Ricarti, na Boca do Rio, em Salvador, Bahia, Bem Como Algumas apresentações na Praia dos Artistas, nesta mesma localidade; Nas Rádios Atividade FM em Uauá, Sertão FM e Valente FM em Valente, no sertão da Bahia, deu inúmeras entrevistas e participou de Rodas de São Gonçalo (tradição popular), Reisados, Alvoradas, Missas de Vaqueiros, Desafio de violeiro, de Repentista e de Aboiador.

Junto ao Mestre Zé Gaguinho, do tradicional terno de reis “Grupo Semente da Roça”, Luar do Conselheiro participa de diversas apresentações musicais; participou do aniversário de Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), no Teatro Módulo Também Em Salvador; Seus caminhos de violeiro o levaram a tocar em Barra do Jacuípe (BA), Barra de Pojuca (BA), Porto de Sauípe (BA), Sertânia (PE), São Domingos (BA), Capim Grosso (BA), Bendegó (BA), Na Universidade Católica de Salvador, na UNEB de Conceição do Coité entre outras localidades mágicas do nordeste brasileiro.

Autor da peça teatral (Musical) “Delenda Canudos” bem como dos livros “Orgulho Nordestino, Ponderações sobre a Nordestinidade”, “Luar do Conselheiro, Poemas, Cordéis e Canções” e o romance “O Sertão Mundo”, todos aguardando publicação.

Luar do Conselheiro traz em suas letras a marca de um guerreiro impaciente. Tem uma verdadeira paixão pela Etnobotânica - a relação dos povos com as plantas -; Conhecedor de Entomologia, amante da Arqueologia e, sobretudo aluno da História.

Luar do Conselheiro trabalhou como vocalista da banda “Inteira Pacha mama”, onde cantava músicas próprias sobre Neo-paganísmo e magia Celta, Luar compõe em Português, Espanhol e compõe também mantras em Tupi Guarani e Irlandês Arcaico, fruto do tempo de suas buscas espirituais, que o levaram á templos de Bruxaria Céltica, Terreiros de Candomblé, Centros de yoga até desaguar finalmente nas tribos indígenas nordestinas e Sul-americanas.

As principais influências do Cantador Luar do Conselheiro são as figuras de patente da Cultura Popular Nordestina, Luiz Gonzaga, Xangai, Elomar, Wilson Aragão, Cordel do Fogo Encantado, Mestre Ambrósio, Jessier Quirino, Chico Science. Entre outras tantas personalidades, Luar se define como um Cantador da causa Conselheirísta, incluindo-se no rol de Cantadores como Fábio Paes, Pingo de Fortaleza, Gereba, Cláudio Barris, Marcos Canudos, Gildemar Sena entre outros guerreiros do Bom Jesus Conselheiro.

Luar do Conselheiro, como todo artista nordestino tem o pensamento voltado para todos os campos da arte, é Poeta, Cantador, Compositor, Escritor, Cordelísta, Autor e Diretor de Teatro e segundo ele ainda arranha no violão!

Luar do Conselheiro é assim, como chuva no sertão e cheia no São Francisco... Vem sem Aviso!

Comunidade no Orkut:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=50267045

Poesias:

http://versosdoluar.blogspot.com/

Cordel:

http://www.portaldocordel.com.br/cordelistaLuar.html

Myspace:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=378367608

Contatos para Shows, Palestras:

luar_do_conselheiro@hotmail.com

Tel: 0xx71 88953090

Tel: 0xx71 88951222

Luar do Conselheiro
Enviado por Luar do Conselheiro em 11/09/2008
Reeditado em 13/09/2008
Código do texto: T1173191