De 58 a 08

..., culminando com estados e cidades divididas em ruas e bairros.

Minha casa também havia divisão importante, minha mãe paulista, meu pai mineiro e nós três irmãos paulistas, esta divisão não contaria, acaso meus avôs maternos não fossem por parte de mãe; minha avó baiana e meu avo Frances e por parte de pai, minha avó também mineira como ele e meu avo descendente de italianos.

Toda esta mistura vivendo em uma cidade fria próxima a São Paulo, em uma época onde o moderno e o antigo ficavam cada vez mais marcantes, como o interior também distanciava de certa forma ainda mais dos benefícios das modernidades das grandes capitais. Mas para nós crianças em casa o que tínhamos nos bastava, até víamos com uma distancia social entre nós e as outras crianças da nossa rua, chegamos ver esta distancia acentuar por alguns anos até mesmo no bairro, mas isso não nos incomodava nem aos nossos visinhos, vivíamos todos como uma grande família. Tive a sorte de estudar em escolas particulares renomadas, onde percebi a grande diferença entre centro e bairros, tanto na cultura e costumes como nos afazeres.

Então a política e seus mistérios, além da cultura modificada pela influência de viagens que fiz pelo interior de Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e até enfronhado pelo interior mais distante de São Paulo. Então onde costumes outros de linguagem despreocupada lapidaram meu ser, que apesar de viver ainda sobre a tutela de meus pais em sua casa e obedecendo a ás regras nossas antigas senti por varias vezes embrutecido e desafiador e o controle meu dos instintos para continuar a paz imposta pela convivência rotineira fosse por vezes muito sofrido.

Hoje chego a pensar que não tenho natalidade, esta condição que parece ser natural como a própria palavra afirma, vejo contrariada pela realidade de um brasileiro que resolveu viver aqui e ali aprendendo e trabalhando. Estou por exemplo casado e vivo muitos anos entre aqui e ali em uma cidade do interior de Minas Gerais, bastante conhecido e por alguns trabalhos reconhecidos torne-me candidato a vereador. Mas o que mais ouço é sobre o fato de não ter nascido aqui, mas o que é pior quando estou na minha terra natal também ouço dizer que “é, você não mora mais aqui”. Então esta palavra natural de..., esta parecendo ter que haver uma nova referencia porque a pátria é o maior berço, nos tornado mais integrado. Esta falta de identidade gerada entre nós brasileiros mostra uma dificuldade na aceitação das culturas regionais.

Logicamente procurando uma integração maior continuo disposto a trabalhar esta questão e outras, que fazem parte desta minha biografia.

asil, Kiko Pardini.

Kiko Pardini
Enviado por Kiko Pardini em 08/09/2008
Reeditado em 14/11/2008
Código do texto: T1167601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.