Fernando Pessoa - Bernardo Soares

BERNARDO SOARES

Heterônimo: Outro nome, outra personalidade, outra individualidade, despersonaliza; simula - diferente, portanto, do criador.

Considerado um semi-heterônimo (maior proximidade de temperamento);

Tendência a deixar-se absorver pela realidade, por impressões visuais que vai colhendo;

Seu mundo é cheio de sombras, mistérios e inquietações;

Tinha 30 anos, alto, desleixo no vestir, fumante. Levava uma vida suave, de afastamento, de entrega ao sonho. Ajudante de guarda-livros de um escritório em Lisboa, tinha um especial interesse em observar aqueles que o rodeavam;

Afinidades estilísticas com Fernando Pessoa quando escreve em prosa; nos momento depressivos toma tons e temas de Álvaro de Campos e ideais de sabedoria cuja realização está em Alberto Caeiro.

Livro do Desassossego

Trata-se de um diário, caderno de notas de um empregado de escritório em Lisboa. Fernando Pessoa define como uma autobiografia sem fatos onde a instância da ficção se faz insignificante diante das dramáticas reflexões.

Linguagem utilizada e algumas características:

Escrito em forma de fragmentos;

Prosa fragmentária, crônica do cotidiano;

Dramaticidade das reflexões humanas;

Diversos fragmentos são investigações íntimas das sensações provocadas pelo anonimato, pelo cotidiano de uma vida comum;

Construção de si mesmo;

Uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século XX.

Razão e sensibilidade caminham juntas em toda a obra de Pessoa. Se Pessoa tem a consciência de viver toda a vida e a vida de todos, como Soares, ele cria pessoas que pudessem, a partir de suas singularidades, vivenciar essa gama de sensações de forma mais particular e verdadeira do que se fosse sentida por um homem só, ou por uma só personalidade – de espírito e estilo.

A insinceridade é condição para uma maior sinceridade, assim como a ficção para uma maior realidade. Se Fernando Pessoa ficou conhecido como o maior fingidor, é pelo mesmo motivo que também foi o mais sincero.

Eline Castro
Enviado por Eline Castro em 31/08/2008
Código do texto: T1154941