Uma mulher a frente de seu tempo

Eleanor Roosevelt, essa mulher que se preocupava como bem-estar da humanidade e ficou conhecida como a mulher dos direitos do homem, teve a vida pessoal marcada pela infelicidade.

Quando nova era humilhada pela mãe por chama-la de patinho feio, depois casou-se com Franklin Delano Roosevelt; aonde reinou ao lado dele na Casa Branca por 12 anos.Sofreu nas mãos da sogra que foi contra ao casamento, teve seis filhos sendo que um morreu aos dois anos.

Seu casamento era apenas de aparências, no entanto esteve ao lado do marido ate seu leito de morte e Franklin ate o fim manteve-se em contato com a amante.

Eleanor virou um ícone do povo americano e deixou sua marca no país e no mundo, defendendo os pobres, os explorados, reivindicando um lugar de destaque para a mulher na sociedade.

Ela também usava os jantares para checar providências tomadas e entregava-lhe pilhas de memorandos para ler à noite.Franklin, dizia uma piada muito repetida na capital americana, rezava toda noite “senhor, por favor, cansai Eleanor um pouco.”

Atraiu inimigos, não faltou quem não a chama-se de comunista por sua defesa aos trabalhadores , e choveram piadas sobre sua feiúra

Ela foi eleita a mulher mais admirada dos Estados Unidos, e chamada pelo presidente Harry Truman que sucedeu Roosevelt, de a primeira-dama do mundo.

E em dezembro de 1945, ele nomeou-a delegada americana para primeira reunião das Nações Unidas. Eleanor infernizou a delegação Russa e presidiu a comissão que esboçava os direitos humanas.

Na segunda guerra mundial, ela levava mensagens do presidente para os soldados americanos em todos cantos do mundo. Numa visita a um hospital, no Pacífico Sul, deixou seus acompanhantes oficiais escandalizados ao apertar a mão de alguns pacientes e beija-los: não haveria problema nenhum se eles na fossem da ala de doenças venéreas.

A declaração, que inspirou inúmeras iniciativas no planeta em favor dos oprimidos e das minorias , foi aprovado em dezembro de 1948 com toda Assembléia Geral aplaudindo Eleanor de pé.

E este ano completa 56 anos que a ONU aprovou a Declaração dos Direitos Humanos., para isto o trabalho de uma mulher foi fundamental, Eleanor Roosevelt, que inspirou ódio e admiração como nenhuma outra. Joseph Lash escreveu um livro sobre sua vida, Eleanor: Os anos de solidão.

Ela morreu de tuberculose em 7 de novembro de 1962, depois de ajudar na criação da organização das nações unidas em favor das crianças, o Unicef. Mais uma herança de sua luta que foi triunfo assim como as sua batalhas pessoais para conseguir uma identidade a parte da família e do marido, para enfrentar suas inseguranças e depressões, transformar suas fraquezas em força.