MINI-BIOGRAFIA DE FRANCISCO JOSÉ (TILDÉ)

Nasceu em Quixeré cidade localizada no Vale do Jaguaribe, Estado do Ceará, onde viveu sua infância até seus treze anos. Recebeu pelos seus familiares o apelido de Tildé. É dessa época, o fato mais marcante, que já o iniciava para poesia: sua capacidade contemplativa em qualquer lugar.

Em 1975 foi morar na capital Fortaleza, onde viveu sua adolescência. E, aos 15 anos teve sua primeira paixão, fonte inspiradora de seus primeiros versos.

Em 1979 passou no concurso para Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, em primeiro lugar, indo morar em Natal RN, para fazer o curso de Formação de Soldado. Passou seis meses residindo naquela maravilhosa cidade.

Em março de 1980 desembarcou na Ilha Fiscal, Baia da Guanabara, Rio de Janeiro, ficando fascinado com o encanto da cidade, que o fez multiplicar seus versos.

Sabendo da dificuldade de se viver da poesia no Brasil, procurou fazer diversos cursos, dentre eles: Artesanato em Argila e Couro, Marcenaria, Eletricista Instalador Predial, Locução, Jornalismo, Espanhol, Pintura e Desenho Artístico.

Casou-se com a Professora Universitária Consuelo Pontes Bielinski em 1991 e dois anos depois vieram morar em Paty do Alferes, Rio de Janeiro.

Atualmente é Vice-Presidente da ACADEMIA DE LETRAS JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA (ALJODE), em Paty do Alferes, cidade onde nasceu o poeta autor da letra do Hino Nacional Brasileiro.

Tildé
Enviado por Tildé em 10/06/2008
Código do texto: T1027465
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.