Poeta, jornalista, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins (nome literário de Zacarias Gomes Martins), filho de Aldenor de Figueiredo Martins e Argentina Gomes Martins, é paraense, de Belém, onde nasceu aos 23 dias do mês de julho de 1957. Reside em Gurupi desde 1983. Além de “Histórias da História de Gurupi” (que se encontra na sua quinta edição – 2025), é autor de mais seis livros individuais de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Em 2023, publicou o seu primeiro livro para crianças: As Aventuras de Gurupito. Tem ainda participação em dezenas de antologias literárias.
Como jornalista foi editor de Perfil (a primeira revista informativa do Tocantins (1989) e correspondente de vários jornais tocantinenses, entre os quais, O Progresso (Imperatriz-MA), Diário Tocantinense e O Jornal (ambos de Palmas), além do Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi, foi repórter da Folha do Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. Foi colunista do jornal Cocktail, de Gurupi, tendo participado de sua fundação em 1990, onde mantinha a coluna semanal Pinga-Fogo.
Trabalhou como Assessor de Imprensa da Deputada Estadual Dolores Nunes, bem como, na Prefeitura de Gurupi nas gestões dos prefeitos Tadeu Gonçalves, João Cruz e Laurez Moreira. Em 2008, implantou a Assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Gurupi. Foi diretor da Regional Sul da Associação Tocantinense de Imprensa, é integrante da Associação de Artes de Gurupi e cofundador da Academia Gurupiense de Letras, tendo ocupado o cargo de Secretário Executivo em várias gestões.
Foi Diretor de Cultura de Gurupi na gestão do prefeito Jacinto Nunes da Silva (1985-1988). Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990). Em 1990, participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras (ATL), onde ocupa a Cadeira de nº 21. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo eleito o seu primeiro presidente (1999-2000). Integra os quadros da Academia Brasileira de Jornalismo, do Centro Cultural Artístico e Literário de Felgueiras (Portugal), da Academia Imperatrizense de Letras (MA), da Academia de Letras de Araguaína, dentre outras.
É verbete nos seguintes livros de referência: Dicionário de Poetas Brasileiros - Ed. Oficina de Letras e Artes - RJ (1988); Enciclopédia de Literatura Brasileira - Org. Afrânio Coutinho - Ed. Ministério da Educação (1990); Anuário da Poesia Brasileira - Org. Laís Costa Velho (1995); Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea - Org. Reis de Souza – Brasília - DF (1996). Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos - Org. Adrião Neto - Teresina – PI (1998); Perfil da Academia Tocantinense de Letras - Org. Juarez Moreira Filho – Palmas – TO. (2005); Retrato da Academia Tocantinense de Letras – Org. Mário Ribeiro Martins – Palmas – TO. (2006); Brazila Esperanta Parnaso (Parnaso Brasileiro de Esperanto) – Org. Sylla Chaves e Neide Barros Rego – Rio de Janeiro (2007).
Dentre as condecorações que recebeu em reconhecimento a serviços prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, além da Medalha do Mérito Acadêmico, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas e Trovadores recebeu o Título Honoris Causa de Mestre da Cultura Brasileira. Também recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins o Título Honorífico de Cidadão Tocantinense.
É Senador da Cultura, representante do Estado do Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção do Brasil.
Atualmente (2025), é conselheiro do Conselho de Política Cultural do Tocantins, representando a Academia Tocantinense de Letras, Conselheiro do Conselho Municipal de Turismo de Gurupi, Assessor de Comunicação na Regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, além de integrar a diretoria da FEBTUR – TO - Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Seccional do Tocantins. Apresenta o quadro das Curiosidades do Dia, na Rádio Master FM, de Gurupi.
E-mail: zacamartins@gmail.com
Web Site: www.zacamartins.wordpress.com
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, analisar como você interage em nosso site, personalizar conteúdo e publicidade, de acordo com a nossa Política de privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.