Sou Ronnaldo de Andrade Spina, pernambucano, mas resido em são Paulo há pouco mais de duas décadas. Formado em Letra, poeta, revisor, Editor Auxiliar Externo, autor de quatro livros solos. Acadêmico na Academia Virtual de Arte Literária (AVAL) e Academia (físico) Independente de Letras(AIL) em PE.
Fui colunista por três anos e meio do Jorna ENFIM, do ABC paulista. Em dez de dezembro de dois mil e dezenove criei a forma poética SPINA. E criei um grupo no Facebook exclusivo para o SPINA. Hoje o grupo consta com mais de mil integrantes.
Foram publicados sete livros só de SPINAs por autores diferentes e três Antologias organizadas por mim.
O grupo SPINA nova forma poética está à disposição de todos que desejarem fazer parte dele e eu para orientar aos interessados em aprender a compor SPINA!
https://www.facebook.com/groups/623841465028682/?ref=share_group_link
REGRAS BÁSICAS DO SPINA
O SPINA é um poema de duas estrofes, sendo a primeira estrofe composta por três versos com três palavras em cada verso e iniciada obrigatoriamente com uma palavra trissílaba: pa/la/vra/. Ob/ser/vo/.
A segunda estrofe tem cinco versos com cinco palavras em cada, e não há nela a exigência da trissílaba.
As sequências rímicas permitidas são duas:
1a Sequência
---
---
--- rima
-----
-----
----- rima
-----
----- rima
2a Sequência
---
---
--- rima
----- rima (opcional)
-----
----- rima
-----
----- rima
Estão vetadas as rimas nos demais versos. As rimas precisam ser perfeitas e todas no plural ou singular.
O título é facultativo. Mas se usá-lo, precisa ser todo em maiúsculo. Não há obrigatoriedade da métrica regular. Não se usa as conjunções: e, mas, contudo, entretanto, no entanto, todavia, porém, pois!
Palavras ligadas por hífen são contadas como uma só. Ex.: disse-lhe (1 palavra). Dar-lhe-ei (1). Guarda-chuva (1). Palavras aglutinadas por apóstrofo são contadas individualmente. Ex.: minh’alma (2 palavras). Copo d’água (3 palavras).
As palavras que têm sílaba muda podem iniciar o poema, desde que tenham três sílabas formadas por vogais e consoantes. Ex.: observo. Adquire. Ruptura etc.
Os números são aceitos no corpo do SPINA, mas NÃO aqueles que têm uma unidade numérica ligada à outra pela conjunção E. Ex.: 21(vinte E um). 830 (oitocentos E trinta). Os ACEITOS vão do 0 ao 19 e todos os números redondos: 10, 30, 100, 800 etc.
O uso de sigla no SPINA.
É permitida a utilização de sigla no SPINA. Mas com ressalva, pois quando as siglas se referirem a mais de uma palavra, terá que ser levada em conta a quantidade de palavras a que essas siglas representam. Ex.: OAB = Ordem dos Advogados do Brasil (5 palavras). UTI = Unidade de Tratamento Intensivo (4 palavras). USP = Universidade de São Paulo (4 palavras). Contudo, para que não deixe a estrofe desarmoniosa quanto à estética visual, ou seja, um verso comprido e outro muito curto, pede-se que se evite as siglas no corpo do texto.
SPINA –A CRIAÇÃO
Pratique, persevere, permita-se
conhecer caminhos contrários;
intensifi que idealização, ideais.
Reitere-se, rememore, reescreva rimas raras,
desvende devagar, deixe dinâmico, didático;
Mescle maiúscula, minúscula, mais manuais.
Lavre(-se), léxico lime; louvar-lhe-ão – labute!,
acredite, adéque-se; averigue atas ancestrais.
Ronnaldo de Andrade