Autores

Perfil

Meu nome é Cristiano Camargo, 47 anos, escritor.Tenho 35 anos de carreira profissional na literatura,tendo publicado minha primeira obra aos dozes anos de idade.
Autor de cerca de sessenta obras entre romances, contos e poesias,tenho quatro obras publicadas e três concursos literários classificados ou vencidos.Duas destas obras foram publicadas como participação em coletâneas coletivas de editoras como premiação em concursos literários.
A saber:
"O Inesperado Salvador",conto gênero infantil,1975,Círculo do Livro,fêz parte da coletânea "Mundo Jovem", da mesma editora, como premiação por classificação no Primeiro Concurso Literário Infanto Juvenil Círculo do Livro.
"Jornada ao vale deslumbrante",conto gênero infantil,1989,Minaz Produtora,500 exemplares.
"O Mistério do Grande Urso", conto adulto sobre pré-história,1997,Editora Litteris, foi publicado fazendo parte da coletânea da mesma editora,"Grandes Escritores de Sâo Paulo", como premiação por classificaçâo no concurso literário do mesmo nome, da mesma já citada editora.
"Autômato e outras estórias",2005,Editora Memnon,coletânea de três contos meus de drama psicológico , para adultos,2000 exemplares.
"Neanderthal" ,2009,ganhador do primeiro lugar no V Prêmio Arthur Bispo do Rosário,romance adulto sobre pré-história,ainda inédito.
"Naquela Fria Manhâ de Outono",2009,menção honrosa no V Prêmio Arthur Bispo do Rosário,conto de drama psicológico, para adultos,ainda inédito.
"Uma alma que uiva ao Luar",2009,menção honrosa no V Prêmio Arthur Bispo do Rosário, poesia de cunho psicológico para adultos,ainda inédita.

Meus autores de cabeceira são:Rudyard Kipling,Jack London e Franz Kafka.Além destas influências,meu estilo também é muito influenciado por Monteiro Lobato.
Como poderão ver, a medida que eu for postando aqui,minha literatura é completamente diferente da maioria de tudo o que se lê hoje em dia. É ficção pela ficção,e minhas obras difícilmente se passam no Brasil,ou no presente, e mesmo algumas obras de aventura medieval,ou de outras épocas, nada tem de regionalismos, ou retratação de realidades ou mesmo compromisso com a fidelidade histórica,nem falam de personagens famosos da História ou dos tempos atuais.Não há, na verdade, em minhas obras retratação alguma da realidade,mas a pura fantasia, que está presente.
Muitas obras minhas tem como locação o Japão ou Canadá, outros não tem locação definida, e a maioria se passa em locais/países/planetas imaginários.
Sou muito eclético, e tenho contos e romances de gêneros infantil, infanto-juvenil, aventuras, ficção científica,dramas psicológicos,terror,erótico,faroeste,pré-história,humorísticos.
Quase não escrevo sobre o Brasil ou Portugal,como já mencionado,pois nãoé do meu gosto/estilo.
Minhas grandes intenções ao escrever, e que considero mais importantes que a locação geográfica/histórica/temporal, é a sensibilização do leitor, explorar a beleza de coração e alma, emocionar, comover o leitor, fazê-lo chorar e pensar,filosofar.
Meus pesonagens refletem sempre um pouco de mim, especialmente em sensibilidade, e é esta sensibilidade a grande tônica e tema da maioria das minhas obras.Pessoas insensíveis poderão não se sentirem muito á vontade com o que escrevo.
Explorar os meandros e mecanismos internos do sub-consciente e da psiquê dos personagens, e portanto, das pessoas também é outro atributo muito praticado e valorizado em minhas obras-desvendar os segredos da fascinante e complexa alma humana.
Bom, então é isto, espero que gostem do que tenho a apresentar e tenham boa leitura.

Cristiano Camargo
Escritor Profissional