DEUSA MINHA

Publicado por: Socrates Di Lima
Data: 14/03/2019
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

(Sócrates Di Lima)
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


DEUSA MINHA
(Sócrates Di Lima)

Ah! que na antiguidade,
As deusas eram sagradas,
mulher mitológica sumidade,
deusas tão bem faladas.

Afrodite:deusa do amor, da sexualidade e beleza.
Ártemis: Artemisa deusa da caça e da vida selvagem.
Atena:deusa da civilização,sabedoria estratégias de batalha.
Deméter: essa é a deusa grega da agricultura.
Hera: deusa das bodas, rainha da fidelidade conjugal.
Héstia: virgem do lar, da vida doméstica e da família.
Gaia: Mãe-Terra e todo o seu potencial gerador.
Nix: personificação da noite.
Hemera: deusa que personifica o dia e sua luz.
Tálassa: deusa do mar.

Cada deusa no seu caminho,
Lembradas ao longo das histórias,
Donas do amor e do carinho,
Guardadas nas tantas memórias.

Em todo o mundo,
Tantas outras deusas sagradas,
indo mais profundo,
As deusas Egípcias tão faladas.

Mas de todas as deusas do universo,
nenhuma delas se iguala a minha deusa,
Ela é o meu verso e reverso,
Dona de imensa beleza.

Seu sorriso liberta meus desejos,
Seu olhar tem o dom de me corromper,
Da ansiedade louca de seus beijos,
Minha deusas é dona do meu viver.

Como tudo nessa vida passa,
tantas deusas já passaram,
E por mais que lembrar eu faça,
Ela supera a todas que se foram.

As deusas não são por acaso,
são mulheres enviadas por Deus,
Cada um no seu tempo, um arraso,
Conseguem embalar os sonhos meus.

E você, minha menina deusa,
Dona hoje do meu coração,
E por onde o meu olhar a veja,
você é a conjunção da minha emoção.

Você é o despertar do meu dia,
O cair da tarde do meu anoitecer,
Você hoje é dona da minha poesia,
E assim será, você tem tudo a merecer.

Tantas deusas escritas nos viés da história,
Mas essa minha deusas meu coração desanda,
Escreve minha história além da minha memória,
Seu nome não poderia ser outro, senão Fernanda!

-----------------------------------------------------------------
Dentre os muitos deuses mitológicos se destacam as Deusas gregas que permeiam os mitos com força, coragem e beleza. O fato é que a lista dessas figuras é muito grande, mas existem algumas que se sobressaem por seus feitos, por suas participações nos diversos mitos e por suas vitórias.

Então os nomes das deusas gregas do Olimpo são: Afrodite, Ártemis, Atena, Deméter, Hera, Héstia.

Além disso, podemos também listar aquelas que são as Deusas Primordiais: Gaia, Nix, Hemera e Tálassa, conforme detalharemos logo abaixo.

Outra categoria que também é muito importante para a mitologia grega são as Titânides. Os nomes das deusas gregas que eram as titânides da primeira geração são: Febe, Tétis, Mnemósine, Têmis, Téia e Réia.

Então, para saber um pouco mais sobre cada uma delas, continue lendo e descubra detalhes sobre essas figuras e sua importância para a mitologia grega.
Nomes das deusas gregas: Deusas do Olimpo


mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-afrodite-artemis

Ártemis, a deusa grega da caça e Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor

Os deuses do Olimpo eram considerados doze ao todo, sendo seis figuras femininas e seis figuras masculinas. Essas seis figuras mitológicas femininas eram as Deusas do Olimpo.

Essas deusas eram figuras fortes e muito importantes para os mitos, estando presente em diversos deles. Então, conheça um pouco mais sobre as ditas deusas gregas.

Afrodite: deusa do amor, da sexualidade e também da beleza.
Ártemis: também conhecida como Artemisa essa é a deusa da caça e da vida selvagem.
Atena: na mitologia grega essa é a deusa da civilização e da sabedoria referente às estratégias de batalha.
Deméter: essa é a deusa grega da agricultura.
Hera: na mitologia grega essa é a deusa das bodas, das esposas e também da maternidade sendo a rainha da fidelidade conjugal.
Héstia: deusa virgem do lar, da vida doméstica e da família.

Recomendamos: 16 Curiosidades sobre Hefesto
Nomes das deusas gregas: Deusas Primordiais
mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-nix

Nix, a deusa primordial da noite

Os Deuses Primordiais são aqueles que nasceram primeiro, ainda no momento da criação de tudo. A forma desses deuses constitui a estrutura básica do universo.

Dentre esses deuses primordiais estão quatro figuras femininas. Veja quais são os nomes das deusas gregas que surgiram no momento da criação:

Gaia: essa figura mitológica representa a Mãe-Terra e todo o seu potencial gerador.
Nix: essa deusa era a personificação da noite e é considerada uma das mais importantes e poderosas criaturas.
Hemera: essa é a deusa que personifica o dia e sua luz.
Tálassa: na mitologia grega essa é a deusa do mar

Nomes das deusas da mitologia grega: Titânides

Os titãs têm grande importância pra a mitologia grega e se destacam no mito da Titanomaquia, no qual lutaram contra os Deuses do Olimpo por poder.

Já as titânides nada mais são do que figuras femininas dos titãs. Vamos falar sobre as seis principais, todas filhas de Urano e Gaia. Então, vamos conhecer os nomes das deusas gregas que eram titânides da primeira geração:

Febe: conhecida como a mais bela entre as titânides, e foi uma das primeiras deusas da Lua.
Tétis: a caçula dentre os titãs essa titânide representava o mar e sua fecundidade.
Mnemósine: essa era a deusa da mitologia grega que representava a memória, sendo também a que preserva do esquecimento.
Têmis: essa era a deusa da justiça e guardiã dos juramentos humanos e também da lei.
Téia: essa titânide não possui um mito próprio mas sabe-se que ela casou com se irmão, Hipérion, e teve três filhos com ele.
Réia: essa era a rainha das titânides e foi casada com Cronos durante a Era de Ouro.

mitologia-grega-nomes-deusas-gregas-gaia-tetis

Titânides Deusas gregas: Gaia, a mãe Terra e Tétis, a mãe dos Oceanos

Além dessas deusas da mitologia grega que já foram citadas ainda podemos ressaltar os nomes de Hebe, a deusa da Juventude; Íris, a mensageira dos deuses e deusa do arco-íris; Perséfone, filha de Deméter, rainha do submundo e deusa da primavera; Momo, a deusa do sarcasmo e Hécate, a deusa da bruxaria e magia negra.

Psicóloga aponta Deusas da antiguidade que integram a personalidade da mulher e se manifestam em diferentes níveis de acordo com características específicas
Loja Ct Editora

Conforme explica a psicóloga Regina Silva, fundadora do espaço Gyraser, o caminho para o autoconhecimento pode ser trilhado em várias direções, com a psicologia, a astrologia ou a meditação, por exemplo. As mulheres, no entanto, contam com um método extra, que consiste em uma viagem à antiguidade clássica a fim de desvendar a essência feminina e, de acordo com os padrões de comportamento que apresentam fortalecerem as qualidades curando suas fraquezas.

Com base em mais de 15 anos de experiência, a profissional aponta os arquétipos das sete deusas gregas interiores que compõem a identidade feminina em diferentes níveis.

“Geralmente, uma ou duas dessas personas se manifestam de maneira mais intensa em relação às demais. Identificar quais são as deusas predominantes e as submissas interiormente ajuda a alinhar a essência às expectativas externas e a trabalhar suas qualidades e dificuldades em benefício próprio”, afirma Regina.

Confira a lista que a especialista separou com as principais Deusas:

Atena – Deusa da Sabedoria

Filha de Zeus, nasceu já de armadura e elmo, pronta para lutar e liderar. Foi considerada a deusa da sabedoria, das artes e da guerra – não devido a um caráter violento, mas estratégico e minucioso. Marcadas pela inteligência, aquelas que possuem essa divindade aflorada são extremamente fortes e dispostas a lutar por seus ideais. “Latente em empreendedoras de sucesso e líderes, por exemplo. São mulheres despertas ao feminismo e que têm a carreira como prioridade”, explica a psicóloga. Entre as Atenas de grande destaque, pode-se citar Coco Chanel (1883-1971), que democratizou a moda feminina em sua época e Margaret Thatcher (1925-2013), que foi primeira-ministra do Reino Unido.

Perséfone – Deusa da Terra

As mulheres com essa energia são extremamente espiritualizadas e têm sensibilidade aguçada, como a escritora Zíbia Gasparetto. “Além disso, sempre parecem ser mais jovens do que realmente são, podendo ter 80 anos e, ainda assim, cultivarem um espírito de menina”, comenta Regina. Na mitologia grega, Perséfone era conhecida por seu espírito leve e por sua beleza. Enganada por Hades, acabou se casando com o senhor do submundo e era obrigada a permanecer lá por metade do ano e a outra metade com sua Mãe na terra. Segundo a crença, as estações estão ligadas à sua estadia: quando está com o marido é outono e inverno e quando está com sua mãe (Mãe Terra), primavera e verão.

Ártemis – Deusa da Caça

Também conhecida como Deusa da Lua – em contrapartida ao seu irmão Apólo, Deus do Sol –, Ártemis era notável por ser uma caçadora e estar sempre presente em meio à natureza. “Assim como Atena, se colocava no mesmo patamar do homem. O arquétipo de Ártemis simboliza a força das mulheres guerreiras, empenhadas em lutar por seus ideais, como a militante Olga Benário Prestes (1908-1942) e a escritora Virgínia Woolf (1882-1941). Geralmente são policiais, militantes e defensoras da natureza e dos animais”, aponta a fundadora do espaço Gyraser.



Afrodite – Deusa da Beleza

As características que compõem esse arquétipo são o encanto, a sedução e a beleza. É aquela que atrai os olhares de todos com sua energia, independentemente de sua aparência física. Embora chame a atenção da maioria, é dona de si e escolhe a quem cativará. “Uma das mulheres que roubou a cena com seu charme foi a atriz e cantora Marilyn Monroe (1926-1962). Além do aspecto sensual, o lado Afrodite permite que o indivíduo se relacione muito bem com as outras pessoas, o que é essencial para a vida social e profissional”, reforça.

Héstia – Deusa do Fogo

Diferente do que o nome possa sugerir, a Deusa do fogo não diz respeito à energia sexual, mas sim ao quente do conforto, da segurança e acolhimento dos lares e templos. Ela representa a organização, a moradia e a harmonia do lar. Quando os gregos conquistavam um novo território, era tradição levar a chama de Héstia – acesa nos centros políticos das cidades – como forma de conectá-lo à Grécia. A deusa simboliza, então, a mulher que tem sua casa como a coisa mais importante da vida, responsável pelo equilíbrio e pela ordem de seu “santuário”, tal como a Madre Tereza de Calcutá.

Deméter – Deusa da Agricultura

A palavra que melhor define a mulher que manifesta Deméter é “maternal”. A personagem da mitologia era mãe de Perséfone, quem nutria a Terra e fazia com que o inverno chegasse quando sua filha regressava ao submundo. Notável por seu cuidado e carinho, é a pessoa dedicada não só aos próprios filhos, mas a todos ao seu redor. “Desprendida do casamento, o que importa a ela são seus filhos, sejam eles os que cresceram sob seus cuidados, sua equipe de funcionários ou, ainda, os seus alunos em uma sala de aula”, afirma Regina. Um exemplo de Deméter bastante conhecido é a atriz norte-americana Angelina Jolie, que adotou três crianças de diferentes partes do mundo.

Hera – Deusa do Casamento

Esposa de Zeus, Hera é a Deusa protetora dos casamentos, por ter experimentado uma série de traições de seu marido. O que mais importa àquelas com sua Hera aguçada é o bem-estar e a manutenção do matrimônio. Geralmente, são pessoas misteriosas e conscientes acerca de sua influência, como a primeira-dama Michelle Obama. Elas têm preferência pelos homens poderosos ou que o virão a ser.
 
Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 10/03/2019
Reeditado em 13/03/2019
Código do texto: T6594789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.