(Sócrates Di Lima)
L eão Pereira Pinto
E specialista naquilo que escolheu seguir
A ssim é a histório do homem e sua escolha
O stenta ilibado saber na matéria que ensina
P ense em um homem inteligente e sábio
E stimado com louvor por seus pares
R espeitado cidadão Potiguar
E speciamente em Patologia Oral
I nclito mestre em sua melhor formação
R etrata o que é ser Doutor e livre docente
A mplamente aplaudido em seu mister.
P ois, na sua longa jornada na Odontologia
I nstrui uma gama sem fim de formandos
N esse tão abençoado caminho que com sacrificio,
T eve a formação intocável do seu legado que
O povo de Natal(RN) deve curvar-se e homenagea-lo diuturnamente!
" in tribus verbis"
LEÃO PEREIRA PINTO:
É Doutor e Livre Docente em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
É Professor Titular na Disciplina de Patologia Oral, com larga produção científica de trabalhos completos publicados em bons periódicos de circulação nacional e internacional. Publicou um livro, em equipe, sobre Patologia Básica, além de haver escrito um Capítulo sobre Diagnóstico Diferencial em Endodontia, no Livro de autoria de Lopes H. P. e Siqueira Jr. J. F.
É consultor AD HOC do CNPq, CAPES e FAPERN. É líder da Base de Pesquisa em Patologia Oral da UFRN, orientador de Iniciação Científica na referida Base e da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer.
É professor orientador no Programa de Pós-graduação em Patologia Oral da UFRN, em nível de Mestrado e Doutorado.
No ano de 2006 recebeu o Prêmio Pesquisador FUNPEC (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa em Cultura), na área de Ciências da Saúde. Pela sua experiência tem ativa participação em Projetos de Pesquisa nas Linhas Câncer Bucal; Inflamação e Reparos dos Tecidos Orais; Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas; Neoplasias Benignas e Lesões Proliferativas da Cavidade Oral.
O diretor vice-presidente da Liga e professor do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Leão Pereira Pinto, recebeu o Título Honorífico de Professor Emérito da UFRN. A proposta de resolução foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) no mês de setembro.
Dr. Leão Pereira Pinto contribuiu para a formação de aproximadamente dois mil cirurgiões-dentistas em quase meio século de atividades na UFRN, onde "tem sua vida profissional dedicada às ações acadêmicas e administrativas desde o seu ingresso como estudante do curso de Odontologia em 1958", citou o relator Ótom Anselmo de Oliveira, ao expor um breve histórico da contribuição do docente para a universidade.
A Liga Contra o Câncer parabeniza o vice-presidente Dr. Leão Pereira Pinto por mais essa conquista.
HOMENAGEM DE SUA FILHA DRA. KIVIA PEREIRA PINTO(minha querida amiga)
Sinto o quanto foi difícil para o meu pai desligar-se, definitivamente, das atividades de docente do curso de Odontologia da UFRN e de pesquisador/colaborador dos órgãos de pesquisas CNPQ e CAPES.
Diversas homenagens ocorreram até o momento, sendo essa última realizada pelo Departamento de Odontologia da UFRN.
A emoção bateu forte, o coração sentiu, pois as amizades alí construídas também possuem um valor imensurável. Tenho certeza do brilhante legado deixado, não apenas em virtude da sua longa e bela trajetória universitária e das funções e cargos exercidos, mas também, pelo seu amor e dedicação a profissão, os amigos da patologia oral e os alunos que tanto o homenagearam como professor da disciplina de patologia oral.
Parabéns, papai!!! Sinto muito orgulho de ser sua filha. Eterna admiração!