O SONETO //ELIGIO MOURA//SONETO
É lindo e você me seduz também...
Seus padrões, por certo, são duros e belos
e me fazem cuidar de você bem...
Também escrevo atento e se erro cancelo!
Escrevo outros estilos sem que ninguém
me peça, impeça ou me amofine o desvelo...
Mas sempre neste grande, intenso, vai-e-vem;
procuro por você e volto a escrevê-lo...
Há catorze versos e nele me integro...
À vontade eu fico e posso dizer tudo...
Então, nele me expresso e neles me entrego!
Faço com amor cada verso querido...
Se mais escrevo, mais amo o seu compasso;
É o soneto amado, estilo preferido!!
000000000000000000000000000000000000000000000000
COMENTÁRIO EM DESTAQUE DA DIVA POETISA ESTHER LESSA
TEM RAZÃO, SÁBIO POETA! O SONETO É UM BELO ESTILO. E PARA QUE SURJA MAJESTOSO, SUAS REGRAS DEVEM SER BEM OBEDECIDAS. QUANDO AS RIMAS SE FAZEM EM SEUS DEVIDOS LUGARES; E A MÉTRICA SE MOSTRA IMPECÁVEL, A SONORIDADE RESSALTA A BELA MELODIA SAINDO DOS VERSOS . E SEJA QUAL SEJA , A TEMÁTICA , O RESULTADO SERÁ SEMELHANTE AO DE UMA LINDA PEÇA! PEÇA QUE UMA ORQUESTRA EXTREMAMENTE AFINADA, QUE SEGUE A BATUTA DE SEU MAESTRO, TENHA ACABADO DE EXECUTAR COM BRILHO! PARABÉNS ! DEUS O ABENÇOE !
000000000000000000000000000000000000000000000000
COMENTÁRIO EM DESTAQUE DO MESTRE DALMO DUTRA
Meu amigo Eligio Moura. Escrever é para poucos e ver a poesia que existe na natureza e colocá-la no papel é um dom. Nos conhecemos há muito tempo e sei bem que lidas bem com as palavras. Parabéns pelo belo soneto. Aceite o meu abraço, meu irmão.
0000000000000000000000000000000000000000000000000
COMENTÁRIO EM DESTAQUEDA POETISA LUMAH
Caro Poeta: construir bem um soneto exige conhecimento de técnicas, talento, dom, dominar o tema. Você os tem. Gostava muito de fazer sonetos, quando estudante. Mas, nunca me preocupava com as técnicas. Ia pelo que me vinha na alma. E não é que, guardei alguns, os leio, e são excelentes? Hoje sinto dificuldades, após ler composições perfeitas e sonorizadas aqui no Recanto. Mais na métrica. Tenho quer exercitar esta parte. Excelente comentário da Mestra Esther Lessa. Bom final de semana. Abraço
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
COMENTÁRIO EM DESTAQUE DO GRANDE MESTRE BARRETT
27 - BARRETT
A sensibilidade do poeta traduz, a imperiosidade de uma alma nova, como a Fenix. Um renascimento de si próprio. Fazes versos com amor, é lindo é o que o poeta tem dentro de si. Não não é lá fora ou em alguém que mora a felicidade. Esta nas suas entranhas no seu modo de ser. Na sua conformação com o quinhão que a vida lhe doou. É ver pessoas abastadas nos seus festins nos seu banquetes, nos seus grandes amores, e agradecer por um grão de milho que ficou para você. Só temos o necessário, até no amor, estamos propícios a saudade a alegria, aos carinhos ou a solidão. Somos do mesmo pó e temos que encontrar nosso lugar, uns o encontram logo e em pior condição está aquele que leva a vida toda e não se encontra. Em primeiro lugar, temos que nos humilhar para receber o amor de Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas. Tudo passa, como o mestre de grande batalhas sabe, e isto também passará. Vejo tristeza e melancolia em seu soneto, seu soneto que é a vida que você coloca nele. "Faço com amor cada verso querido...Se mais escrevo, mais amo o seu compasso; E o soneto amado, estilo preferido!" Estrofe última do seu soneto que agora acabo de ler... Belíssimo. também verso seu. Mais lindo que isso é impossível .
POEMA À VIDA...
Nos poetas aprendemos a viver
Com nossos sonhos, nossas fantasias.
E ao cair cair da tarde,
Aprendemos a chorar nossas solidões
Nossos desejos e ilusões.
Como brindamos a aurora o novo dia,
E brincamos com alegria o dia benfazejo.
E ao depararmos com o começo
De um novo dia nova lida.
Aí então está o material... A vida
Para uma nova nova poesia.
.... Com apreço para o texto: O SONETO de Eligio Moura! E que Deus nos abençoe, ilumine e nos livre do mal. Do amigo Barrett.