Não devemos confundir fé com a esperança de que algo aconteça ou na expectativa da realização de algum desejo nosso. Também não se deve confundir a fé com o crer comum; elas são coisas bem distintas. A primeira, ou seja, fé é o acreditar em algo ou aceita-lo como certo e verdadeiro; enquanto que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêm.
Outrossim, enquanto fé é o acreditar em algo do qual se ouviu ou se ouve dizer ou falar na esfera humana, a fé é o aceitar e praticar a palavra de Deus como fundamento para a vida, crendo que o que Deus propôs como regra dará recompensa por obedecê-la.
Enquanto a primeira pode levar a fanatismo e superstição, por fazer acreditar em algo que não seja devido ou até em mentira, a segunda tem o testemunho do que outros alcançaram pela obediência e submissão ao que Deus falou.
Assim, "fé" é o acreditar em qualquer coisa, enquanto que "a fé" é a aceitação da palavra de Deus. Por esta o homem é justificado ou tornado justo, por aquela não.
Buenos Aires – Argentina, 10/06/2017
Oli Prestes
Missionário