A misericórdia de Deus

A misericórdia de Deus

Disse Maria no seu cântico, que a misericórdia de Deus vai de geração em geração sobre os que o temem. Lc. 1:50. Mas, que é ela?

Embora misericórdia tenha o significado de dó, ela também tem outro significado. Senão vejamos.

Relativo a João, o batista, disse seu pai: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; 77. para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, 78. graças à entrenhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, 79. para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz.” Lc. 1:76.

O verso 77 fala em “dar conhecimento da salvação ao seu povo”. E como evidenciei no texto “Nomes e adjetivos da lei de Deus”, A salvação é um adjetivo da lei de Deus. E a “entrenhável misericórdia” mencionada no versículo 78, tem o mesmo significado. Pois, diz:

“Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.” Sl. 25:10.

Eu diria que esse texto pode estar mal traduzido, e que deveria haver um artigo definido antes de misericórdia e verdade, a saber: “Todas as veredas do Senhor são a misericórdia e a verdade…”.Porque vereda é caminho, e este é a sua lei, veja:

“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome.” Sl. 86: 11.

Assim, vemos que o caminho mencionado nesse versículo corresponde a verdade mencionada logo a seguir.

Além disso, diz o Espírito Santo por Paulo na epístola a Tito:

“Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo.” Tt. 3:5.

Ora, o lavar do pecador ocorre pela palavra de Deus, a qual é a sua lei, veja:

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.” Sl. 119: 9.

Relativo a igreja, diz o Espírito Santo:

“Para a santificar, purificado-a com a lavagem da água, pela palavra.” Ef. 5:26.

“A tua palavra é a verdade.” Sl. 119:160. P.parte.

“A tua lei é a verdade.” Sl. 119:142. S.parte.

Ora, como o temor do Senhor são os seus mandamentos, então a misericórdia dele vai sobre os observadores dos seus mandamentos.

Portanto, a misericórdia de Deus é a sua lei, o decálogo, pela qual o pecador pode ser salvo, pois ela é a palavra da salvação.

Oli Prestes

Missionário

Sítio “ Deus me deu” - Ramal do Água Preta - Km 32 da Am 010 - Manaus AM

26/10/2018