Por que Deus não pode?

Por que Deus não pode?

É fato sabido e comentado no meio evangélico e cristão que Deus é poderoso, que tudo ele pode e nada lhe é impossível. Entretanto há coisas que Deus não faz. E isso veremos no decurso desse texto.

Uma das coisas que Deus não pode fazer é mentir. Veja:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?Nm. 23:19.

E já que Deus fala e também cumpre, então outra coisa que Deus não pode é conceder algo contrariando princípios estabelecidos como precondição, veja

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Pv. 2:1 a 9.

O Espírito Santo fala por Paulo de mulheres carregadas de pecado que aprendem sempre mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. Veja:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, (homossexuais) avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes (ou sensuais), cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” II Tm 3:1 a 7.

Considerando que, biblicamente, mulher significa igreja, há muitas igrejas que vivem aprendendo mas não podem chegar ao conhecimento da verdade. E por quê? Porque não cumprem os pré-requisitos estabelecidos por Deus.

Andando pelo comércio, aqui ali encontro pessoas lendo a bíblia enquanto não tem alguém para atender no comércio que realiza. E eu peço a alguns que leiam Provérbio 8:17, que diz:

“Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão"

E como diz no primeiro texto: “Falaria Deus e não confirmaria?" Por isso outro texto bíblico diz:

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jr. 29:13.

E já que Ele fala por Salomão que Ele ama aos que lhe amam, quem são esses? Disse Jesus quem são, veja:

“Se me amardes guardareis os meus mandamentos.” Jo. 14:15.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” V. 21.

Há quem afirme que Jesus lhe ama, como também que Ele ama a todos, não obstante o texto de Salomão e de Jesus não nos levar a essa conclusão.

Outrossim, há quem queira que Deus tenha predileção pelo tal, embora não tenha nenhuma dedicação por Ele e até contrarie aquilo que Ele disse, veja:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.” Mt. 10:37.

Pais há que fazem dos seus amados, como filhos e cônjuges, verdadeiros deuses, e tenham extremada dedicação, alegando que tais são dádivas ou presentes de Deus, razão porque isso fazem. Mas, na síntese dos mandamentos, o amor ao próximo vem em segundo lugar não em primeiro, veja:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mt. 22:37 a 39.

A maioria só se lembra de Deus na necessidade, e muitos vivem barganhando com Deus. “Te dou isso se tu me deres aquilo.” Ou: “Te darei isso se me deres tal coisa.”

Disse Deus que não é possível servir a Ele e a mamom. Ou a Ele e as riquezas. E a condição que ele propôs a um mancebo que o interrogou de como poderia herdar a vida eterna, foi que vendesse o que possuía, desse aos pobres e o seguisse, então ele teria um tesouro no céu. Mt. 19:21. Outro texto diz que “Quem não renunciar a tudo quanto possui não pode ser seu discípulo.” Lc. 14:33.

Por isso Deus não pode: Salvar quem não quer a salvação; resgatar quem não quer ser resgatado da sua vã maneira de viver; dar vida eterna a quem recusa observar os seus mandamentos, os quais são a vida eterna (Jo. 12:50); dar uma coroa de glória a quem não o ama guardando os seus mandamentos; tornar como seu filho, pela prática da justiça, que são os seus mandamentos, aquele que ainda tem a outro senhor como pai (I Jo. 3:7 e 10 e Sl. 119:172); nem invalidar a sua palavra que é a sua lei. (Sl. 119:160 e 142).

Coopere com Ele em seu próprio benefício. Porque Deus pode todas as coisas boas, mas algumas dependem de nós para que a sua vontade se cumpra, já que ele não força, mas é brando para com todos, querendo que todos cheguem ao conhecimento da verdade (a sua lei, cfe. Sl. 119:142), que é a lei do espírito de vida (Rm. 8:2), e que pode libertar da lei do pecado e da morte.

Faça sua parte!

Maus-AM, 07/05/2014

Oli Prestes