Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio
Quem é o Senhor?
Publicado por: oliprest
Data: 16/12/2016
Classificação de conteúdo: seguro
Créditos:
Título: Quem é o Senhor?
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes e Leonardo Guerreiro


Texto

QUEM É O SENHOR ?

1) Quem é o Senhor?
Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. II Co. 1:2. "Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o senhor." II Co. 4:5.
"A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)." At. 10:36.

2) Quem é o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação?
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação." II Co. 1:3.

3) Que outra porção bíblica comprova isso?
"Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo." II Co. 1:5.

4) Sendo Cristo o Verbo de Deus ou a sua palavra, a que Ele corresponde?
"Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal. Porquanto te ordeno hoje que ames ao senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir." Dt. 30:11-16.
"Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos." Rm. 10:6-8.

5) Sendo Cristo a Lei, o que é abolido por ela?
O velho pacto. "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho pacto, o qual foi por Cristo abolido." II Co. 3:14.

6) Qual o amor que nos constrange, e que também constrangia a Paulo?
"Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. II Co. 5:14. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor." Jo. 15:9. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor. V. 10, p.parte.

7) Como devemos conhecer a Cristo?
"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo." II Co. 5:16.

8) Como então devemos conhecê-lo?
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos." I Jo. 2:3.

9) Por meio de quem Paulo tinha confiança?
"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus." II Co. 3:4.

10) Como podemos ser nova criatura?
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é." II Co. 5:17, p.parte.

11) E como estar em Cristo?
"E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele." I Jo. 3:24.

12) Como fica o nosso corpo em relação ao pecado quando Cristo habita em nós?
"E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto para o pecado, mas o espírito vive por causa da justiça." Rm. 8:10.

13) Como dizem as Escrituras, a observância dos mandamentos ou a lei de Deus é a principal condição para tudo. Poder, sabedoria, bênção, proteção, salvação. Como resume isso o apóstolo?
"Cristo é tudo em todos." Cl. 3:11.

14) Sendo Cristo a Palavra de Deus, e, por conseguinte a sua lei, que diz o apóstolo Paulo da outra lei que entendemos ser a lei cerimonial?
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." Rm. 10:4.

15) Para que foi que Cristo morreu?
"Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos." Rm. 14:9.

16) Como sabemos que Cristo já existia no passado quando o Israel saído do Egito demandava à terra prometida?
"E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." I Co 10:4.

17) Qual a hierarquia que deve existir na Igreja de Deus?
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." I Co. 11:3.

18) Através de quem nós somos vivificados?
"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Co. 15:22.

19) Segundo as Escritura quais os que deverão comparecer diante do tribunal de Cristo?
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou o bem, ou o mal." II Co. 5:10.

20) Qual o propósito da milícia do apóstolo Paulo?
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando todo o cativo ao entendimento, à obediência de Cristo." II Co. 10:4 e 5.

21) Diz o apóstolo Paulo que já não somos mais servos, mas filhos, e que como filhos somos herdeiros de Deus. Mas através de que somos filhos?
"Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." Gl. 4:7.

22) Que diz o apóstolo de como estávamos outrora quando sem Cristo?
"Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." Ef. 2:12.

23) Há quem faça divisão entre os judeus e os gentios, fazendo distinção entre um e outro, isso é certo?
"A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho. Ef. 3:6. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." Ef. 2:13.

24) Qual a medida da estatura completa de Cristo que devemos alcançar, e que corresponde à unidade da fé?
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." Ef 4:13.

25) E como se traduz esse conhecimento?
"E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos." I Jo. 2:3.

26) Quem é a cabeça da igreja?
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Ef. 4:15. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." Ef. 5:23.

27) Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência?
"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Cl. 2:2.

28) Que advertência faz Paulo em sua epístola aos Colossenses?
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Cl. 2:8.

29) Quais os que ressuscitarão primeiro?
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." ITs. 4:16.

30) Sendo Cristo a lei, conforme o que escreveu Moisés e Paulo, e a palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós como Jesus o Cristo, que acontece com quem isso nega?
"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho." I Jo. 2:22.

31) E já que Cristo é a palavra e esta a sua lei ou mandamentos que deve dominar sobre nós, como sabemos que ela é como o próprio Deus?
- Porque o Senhor é Deus grande. Sl. 95:3, p.parte.
- Sabei que o Senhor é Deus! Sl. 100:3, p.parte.
- No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo. 1:1.
oliprest
Enviado por oliprest em 25/07/2007
Reeditado em 12/03/2015
Código do texto: T578814
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 70 anos
3772 textos (355330 leituras)
333 áudios (5491 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/20 18:24)
oliprest

Site do Escritor
Rádio Poética