A GLÓRIA VINDA DE DEUS

A GLÓRIA VINDA DE DEUS

Quando se fala em glória logo nos vem a mente fulgor, brilho, luz. Mas há uma glória que Deus dá ao homem, a qual depende do próprio homem para absorvê-la. Disse Jesus: “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.” Jo. 17:22. Os homens gostam de glória (fama), e, para obtê-la, sacrificam até a própria vida. Entretanto existe uma glória que não é morte mas vida, e perene.

Que glória seria essa que Deus pode dar e que depende do homem para absorvê-la?

A bíblia é cheia de coisas profundíssimas e maravilhosas, embora os olhos humanos não possam ver como elas são nem o coração alcançar a sua profundidade.

A expressão de Jesus citada ao início, é parte de uma oração dele em benefício dos seus discípulos, veja:

“Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” Jo. 17.

É possível que poucas pessoas já tivessem atentado para esse texto tendo em mente que ele é uma oração de Jesus.

Antes de manifestarmos o significado da glória que Jesus deu e dá aos seus, quero citar outro texto dele, veja:

“Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” Jo. 12:42 e 43.

Hoje não é diferente. A maioria prefere a glória dos homens e temem serem excluídos dos meios aos quais participa, à semelhança dos que seguiam aos fariseus do tempo em que Jesus cumpriu o seu ministério terreno na palestina. “Muitos principais dos judeus creram nele, mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.”

Quando Jesus disse que muitos dos principais creram nele, não quer isso dizer que creram ser ele o salvador, mas nas suas palavras, as quais eram bíblicas. Ele manifestava aos judeus aquilo que eles já tinham nas escrituras, não era nada novo. Mas por não serem praticadas nem ensinadas pelos escribas e doutores, parecia coisa estranha e heresia de Jesus, razão porque aquele povo não entendia. E, na mesma ocasião, Jesus falou sobre isso, veja:

“ E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure.” Jo. 12:37 a 40.

Normalmente as pessoas acreditam naquilo que vêm, como Tomé, um dos apóstolos de Jesus. Entretanto esse texto diz que Jesus tinha feito tantos sinais diante deles, mas ainda assim não criam nele.

Eu conheço pessoas que têm o habito de dizer “não acredito”, quando vem algo surpreendente ou admirável ou que não esperavam par aquela ocasião, como a presença de alguém como eu. E hoje eu digo: Se você não acredita no que vê, como pode acreditar no que não vê?

Noutra ocasião Jesus disse:

“Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis. Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” Jo. 5:31 a 44.

Os textos de Jesus são tão esclarecedores e profundos ao mesmo tempo, que teríamos que nos alongar sobremaneira para comentá-los, o que não seria bem aceito por aqueles que não amam a palavra de Deus. E a nossa intenção é que possamos ser compreendidos, embora saibamos que o não cumprimento das regras reveladas por Deus a Salomão em Provérbios 2 de 1 a 4 pelo leitor, será motivo para este não alcançar o prometido no verso 5 do mesmo capítulo, já que a promessa depende do cumprimento daqueles pré-requisitos.

No verso trinta e três do texto anterior diz que os judeus mandaram mensageiros a João, o batista, e ele deu testemunho da verdade. E no verso a seguir disse Jesus que ele não recebe testemunho de homem. Nesse caso João não deu testemunho do varão Jesus, o qual disse ser a verdade, mas de Cristo, a palavra de Deus, a sua lei, a qual é a verdade, conforme Salmo 119:142., ú.parte. E isso é mais uma prova da nossa tese de que quando Jesus falou que ele era o caminho, e a verdade, e a vida, ele não falava de si como varão, mas de si como palavra de Deus, a sua lei, que o representa.

Continuemos. Para tudo e para todos dedicam um dia. Para profissionais, para artistas, para serviçais, para mortos e até para a morte, pois se fala muito no dia da morte. Entretanto quase não se vê falar num dia para Deus, embora falem no dia do juízo eterno. Mas talvez porque a maioria não compreenda qual seja o dia do Senhor. Então vamos trazer isso a luz para que aqueles que por desventura estejam cegos possam ver.

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.” Is. 58:13 e 14.

Veja que uma das condições estabelecidas por Deus para elevação espiritual é chamar ao sábado de deleitoso, e o santo dia do Senhor. E isso fez João quando narrou as visões do Apocalipse, as quais lhes foram dadas quando ele foi arrebatado. Ele diz: “Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Ap. 1:9 e 10.

Uma das razões porque Deus entrega os homens a um espírito devasso para desonrar os seus corpos entre si é a mudança que fazem da verdade de Deus, a sua lei ou mandamentos, em mentira, veja:

“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm. Rm. 1:23 a 28.

Como foi revelado a Paulo nesse texto, a homossexualidade masculina e as relações contrárias à natureza praticado por mulheres tem como razão a mudança que tais fizeram na glória de Deus, fazendo ou cultuando imagens de criaturas e contrariando o mandamento de Deus que diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás. Ex. 20:4 e 5.

Mas os que estão como cegos se encurvam diante do que as mãos dos homens fabricaram, recebendo em si mesmos a devida recompensa dos seus atos.

Se a glória de Deus, referendada ao início do versículo 23, chamada de verdade de Deus no versículo 25 fosse fulgor ou brilho, homem nenhum poderia muda-la. E o contexto mostra que se trata da lei de Deus, a qual entre outros nomes tem também o de “A Verdade de Deus”.

Portanto, a glória que Jesus deu e dá aos seus é a sua lei, pois ela é a palavra de Deus, e esta não é a bíblia como alguns afirmam, a qual toma outros nomes como:

A Lei boa. I Tm. 1:8.

A Lei da Benevolência ou da beneficência. Pv. 31:26.

A Lei da Fé. Rm. 3:27; Hb. 11:1, p.p.

A Lei da Justiça. Rm. 9:31.

A Lei da Liberdade. Tg. 2:12.

A Lei da Verdade. Ml. 2:6.

A Lei de Cristo. I Co. 9:21.

A Lei de Deus. Sl. 37:21; Rm. 7:25.

A Lei do Deus do céu. Ed. 7:12.

A Lei do Deus dos céus. Ed. 7:21.

A Lei do Espírito de vida. Rm. 8:2.

A Lei do nosso Deus. Is. 1:10.

A Lei Perfeita. Sl. 19:7; Tg. 1:25.

A Lei Real. Tg. 2:8.

A Lei do Senhor. Ex. 13:9; II Cr. 17:9; Ed. 7:10; Sl. 19:7.

A Lei do Senhor Deus de Israel. 2 Rs. 10:31.

A Lei santa. Rm. 7:12.

Semelhantemente, os mandamentos de Deus, os quais correspondem a sua lei, também tem igual número de nomes, veja:

O Mandamento antigo. I Jo. 2:7.

O Mandamento bom. Rm. 7:12.

O Mandamento da Justiça. Sl. 119:172.

O Mandamento da Verdade. Sl. 119:86, 151.

O Mandamento de Deus. Mt. 15:3, 6; Mc. 7:8 e 9; Tt. 1:3.

O Mandamento de vida eterna. Jo. 12:50.

O Mandamento do Deus eterno. Rm. 16:26.

O Mandamento do Pai. II Jo. 4.

O Mandamento do Rei. Ec. 8:2.

O Mandamento do Senhor. Sl. 19:8; I Co. 7:25.

O Mandamento do Senhor vosso Deus. Js. 22:3.

O Mandamento do teu Pai. Pv. 6:20.

O Mandamento justo. Rm. 7:12.

O Mandamento novo. I Jo. 2:8

O Mandamento puro. Sl. 19:8.

O Mandamento santo. Rm. 7:12.

Os Mandamentos de Deus. I Co. 7:19.

Além desses nomes, há ainda aproximadamente trezentos e setenta adjetivos e cognomes deles em toda a bíblia. Se quiser conferir, leia o meu texto intitulado “Nomes e adjetivos da lei de Deus”, publicado em http://www.recdantodasletras.com.br – oliprest (nickname do autor).

Portanto, não rejeite a glória de Deus nem diga que ela é mentira, para que você ou os seus descendentes, como filhos, netos e bisnetos, não sofram as consequências decorrentes dessa transgressão. Porque Deus visita a maldade dos pais nos filhos. Conforme Ex. 20:5. E em Salmo 135:18 há uma maldição prevista para os que servem a imagens.

Manaus-AM, 09/04/2014.

Por Oli Prestes

Leia também "A glória de Deus e a dos homens", em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2578989