Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio
Aliança eterna - pacto - testamento
Publicado por: oliprest
Data: 18/11/2016
Classificação de conteúdo: seguro
Créditos:
Título: Aliança eterna - pacto - testamento
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes


Texto

UMA ALIANÇA ETERNA

ALIANÇA ETERNA – PACTO – TESTAMENTO

1) Como se chama o concerto prescrito por Deus a Seu povo?
- Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Dt. 4:13.
- E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. ÊX 34:28.

2) Que outro nome se dá a concerto?
Pacto, Aliança, Testamento, variando de acordo com a versão bíblica.

3) Quantos Pactos foram feitos com o povo de Israel e quais?
Dois. Um em Horebe, Dt. 5:2 e 3; Êx. 24:3-7 e outro na terra de Moabe, Dt. 29:1 e 9.

4) Como se chamou o pacto feito em Horebe?
Primeira Aliança. Hb. 8:7; Primeiro testamento Hb. 9:1 e 15.

5) E como se chamou o segundo pacto, feito na terra de Moabe?
Melhor concerto. Hb. 8:6; Novo Concerto. Hb. 8:13; Novo Testamento. Hb. 9:15.

6) Foi o segundo concerto feito somente com o Israel nominal?
Ora, não é somente convosco que faço este concerto e este juramento. Mas é com aquele que está aqui conosco perante o Senhor nosso Deus, e também com aquele que hoje não está aqui conosco. Dt. 29:14 e 15.

7) Que Mandamento é tomado explicitamente e dito que deve ser observado por concerto perpétuo?
A guarda do Sábado. Êx. 31:16.

8) Como sabemos que ele é para nós também?
Deus reprova o fazer acepção de pessoas na Lei. Ml. 2:6-9.

9) Que outra prova temos para afirmarmos isso?
Diz o apóstolo que nem todos os que são de Israel são israelitas. Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios. Rm. 9:6 e 24.

10) Como sabemos que os dez Mandamentos, que são a aliança feita por Deus com Seu povo, são eternos?
- Nunca invalidarei a minha Aliança. Jz. 2:1.
- Não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Sl. 89:34.
- Lembra-se perpetuamente da sua aliança. Sl. 105:8.
- Lembrar-se-á sempre da sua aliança. Sl. 111:5.
- Ordenou o seu concerto para sempre. Sl. 111:9.
- E o concerto da minha paz não mudará. Is. 54:10.
- Lembrai-vos perpetuamente da sua Aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações, da aliança que fez com Abraão, e do juramento que fez a Isaque; o qual confirmou a Jacó  por  decreto  e a Israel por aliança perpétua. 1 Cr. 16:15-17.
- Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna. Is. 24:5.
- Ora o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas... Hb. 13:20.

11) Que abrigava a arca do Concerto?
A aliança do Senhor. Sucedeu que, habitando Davi em sua própria casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca da aliança do Senhor se acha numa tenda. I Cr. 17:1. Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se  chama o  santo  dos  santos, que tinha o incensário de ouro, e  a  arca da aliança coberta  de  ouro em redor, na qual estava um vaso de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança. Hb. 9:2-4.

12) Em que compartimento estavam as tábuas da aliança do Senhor?
No Santo dos Santos. Hb. 9:3.

13) Que demonstra isso?
O grau máximo de santidade.

14) Sendo testamento pacto, de quais pactos fala o missivista aos hebreus?
Do primeiro feito em Horebe, e do segundo feito na terra de Moabe. Hb. 9:15; Êx. 24:3-7 e Dt. 29:1.

15) A que corresponde o Novo Testamento, aos livros contidos a partir do livro de Mateus?
Não. Corresponde ao Novo Pacto, ou Nova Aliança feita por Deus na pessoa de Jesus com Seu povo e os gentios. Jr. 31:31-33; Mt. 26:28; Mc. 14:24; Lc. 22:20; Hb. 9:15.

16) Que é a aliança do Senhor?
Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Dt. 4:13.

17) A que corresponde o Novo Concerto (Novo pacto, Nova Aliança ou Novo Testamento) que Deus prometeu fazer com Seu povo de Israel e Judá?
          À Sua Lei.

18) Por quê?
Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor.  Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Jr. 31:31-33.

19) Por que pranteia a terra e se murcha?
Porque há transgressão das leis, e quebra da aliança eterna. Is. 24:4.

20) Que propicia a aliança do Senhor?
Vida e Paz. Ml. 2:5; Sl. 119:165.

21) A quem faz o Senhor saber o seu pacto?
Aos que o temem. Sl. 25:14.

22) Como se pisa o Filho de Deus, e se profana o sangue da aliança, e se pode fazer agravo ao Espírito da graça?
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça. Hb. 10:28 e 29.

23) Que outra citação ratifica que o concerto é os mandamentos do Senhor?
Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; sobre aqueles que guardam o seu concerto, sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem. Sl. 103:17-18.

24) Quando o povo de Israel sofreu derrota diante do povo de Ai, devido Acã ter se apropriado do anátema na tomada de Jericó, que falou o Senhor a Josué, que se prostrou diante do Senhor para saber a razão da derrota?
Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Js. 7:10 e 11.

25) Como chamou Josué à transgressão do concerto do Senhor?
E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu o concerto do Senhor, e fez uma loucura em Israel. Js. 7:15.

26) Em que ocasião Jesus ratificou o novo pacto prometido através do profeta Jeremias? Jr. 31:31.
Na ceia, veja: E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (novo pacto ou concerto), que por muitos é derramado. Mc. 14:23 e 24.

27) Com relação a esse ato, como falou o Espírito Santo por Mateus?
Por que isto é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mt. 26:28.

28) Qual a base do concerto feito por Moisés com o povo de Israel?
A lei de ordenanças. Vindo pois Moisés, e contando ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos, então o povo respondeu a uma voz, e disseram: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.  E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro do concerto,  e o  leu  ao  povo; e  eles disseram: Tudo o que o Senhor falou, faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. Êx. 24:3-8.

29) Qual a base do concerto feito por Deus com o povo de Israel?
Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel. E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos. Êx. 34:27 e 28.

30) Como sabemos que o concerto já existia antes de ser manifestado de forma magnífica diante do povo no Sinai, e que é condição para se ser povo de Deus?
Ao sétimo dia saíram alguns do povo para o colher, porém não acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o Senhor vos deu o sábado; por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Êx. 16:27-29.
Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai. Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se no deserto; Israel pois ali acampou-se defronte do monte. E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a carne é minha. E vós sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Êx. 19:1-6.

31) Como podemos invalidar o concerto de Deus?
Deixando de cumprir os seus mandamentos. Lv. 26:14 e 15.

32) Para com quem guarda Deus o pacto?
Para com os que lhe amam guardando os seus mandamentos. Dn. 9:4.

33) Por que virá Deus contra o seu povo?
Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança, se rebelaram contra a minha lei. Os. 8:1.
oliprest
Enviado por oliprest em 21/07/2007
Código do texto: T573541
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 70 anos
3767 textos (354742 leituras)
333 áudios (5490 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/20 10:49)
oliprest

Site do Escritor
Rádio Poética