1) Através de que pode o homem ser justificado, ou seja, tornado justo?
- Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gl. 2:16.
- E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. At. 13:39.
- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Rm. 5:1.
2) Mas fé em que?
- Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tt. 3:7.
- Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Rm. 3:24-26.
- E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. I Co. 6:11.
3) Que completa a justificação do homem?
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Tg. 2:24.
4) E a que obra refere-se o missivista aos gálatas, quando diz: porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada?
À obra da lei cerimonial, veja:
Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Hb. 10:4.
5) Como se confirma isso?
Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Hb 10:6 e 8.
6) E que lei contém instruções de sacrifícios, ofertas e holocaustos?
A lei de ordenanças escrita por Moisés. Veja:
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo. 1:17.
7) Como confirmamos isso?
Não vos deu Moisés a lei? E nenhum de vós observa a lei. Jo. 7:19.
8) Se somos justificados gratuitamente por sua graça, que prática nos concede que continuemos justos?
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. I Jo. 3:7.
9) Jesus já ofereceu o sacrifício pelos pecados. Que acontecerá com quem voltar a pecar depois de ter obtido o conhecimento da verdade?
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Hb. 10:26 e 27.
10) Que faz quem assim proceder?
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Hb. 10:28 e 29.
11) Já que ninguém pode ser justificado pela lei de Moisés, como sabemos que a Lei de Deus pode justificar os observadores dela?
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Rm. 2:13.
12) Sendo o Senhor aquilo que deve dominar sobre o povo de Deus, ou seja a sua Lei, que diz a Escritura de como será justificado o seu povo?
Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Is. 45:25.
13) Como sabemos que Deus não justificará o transgressor?
Justificarei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos? Mq. 6:11.