O GRANDE JULGAMENTO, COMO E ONDE SERÁ?

1) Que diz a Escritura sobre o julgamento?

"Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras." Ap. 20:11-13.

2) Quem deverá ser julgado?

a) "Fala o Poderoso, o Senhor Deus, e chama a terra desde o levante até o poente. Desde Sião, excelência de formosura, resplandece Deus. Vem o nosso Deus, e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta. Intima os céus lá em cima, e a terra, para julgar o seu povo." Sl. 50:1-4.

b) "E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o jornaleiro, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos." Ml. 3:5.

c) "Tu, porém, por que julgas a teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Rm. 14:10. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." II Co. 5:10.

d) "Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo." Hb. 10:30.

e) "Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrependerá em atenção aos seus servos." Sl. 135:14.

f) "Deus julgará o justo e o ímpio." Ec. 3:17.

3) Como julgará Deus o mundo?

a) "Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do Senhor, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com a justiça, e os povos com a sua verdade." Sl. 96:13.

b) "Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas. Perante a face do Senhor, porque vem a julgar a terra; com a justiça julgará o mundo, e o povo com equidade." Sl. 98:9.

c) "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo." At. 17:31, p.parte.

4) Quem será o juiz, Deus Pai ou Deus filho?

a) "E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo." Jo. 5:22.

b) "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos." At. 17:31.

c) "Conjuro-te pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino." II Tm. 4:1.

5) Quem também participará do julgamento?

a) "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi dado o poder de julgar." Ap. 20:4, p.parte.

b) "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos d‘Israel." Mt. 19:28.

c) "Para tomarem vingança das nações, e darem repreensões aos povos. Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro. Para fazerem neles o juízo escrito; esta honra te-la-ão todos os santos. Louvai ao Senhor." Sl. 149:9.

d) "Não sabeis vós que havermos de julgar os anjos?" I Co. 6:3, p.parte.

6) Como mandou Jesus que nós julguemos?

a) "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." Jo. 7:24.

7) Como também o Senhor julgará os homens?

a) "Com os seus juízos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor." Ez. 7:27.

b) "E conforme o que têm ouvido na sua congregação." Os. 7:12.

8) Com relação a lei, como será o julgamento?

"Porque todos os que sem lei pecaram sem lei perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados." Rm. 2:12.

9) Quando será o julgamento?

"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia." Jo. 12:48.

10) E que palavra era que Jesus falava?

"E se vos falo a verdade, porque não me credes?" Jo. 8:46, ú.parte.

11) Que é a verdade?

a) "A tua lei é a verdade." Sl. 119:142, ú.parte.

b) "A tua palavra é a verdade desde o princípio." Sl. 119.160, p.parte.

12) Onde será o julgamento?

"Congregai-vos todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo. Levantem-se as nações, e sigam para o vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Multidões, multidões no vale da decisão!." Jl. 3:2, 12 e 14.