Importa Renascer

Jesus falou a um varão que o procurou, que era necessário renascer. E o mesmo perguntou-lhe como isso seria possível. Jesus disse-lhe que “Quem não nascer da água e do espírito, de maneira nenhuma poderá entrar no reino de Deus”. Como seria esse nascimento, pelo batismo de imersão? Vejamos:

Uma preocupação das igrejas evangélicas é levar ao batismo de imersão aqueles que fazem uma adesão à entidade religiosa a que pertencem, como se isso pudesse propiciar perdão de pecados e novo nascimento. Mas, é o que evidencia a doutrina bíblica?

Conforme já discorremos no trabalho que codificamos com o título “Arrependimento, conversão e batismo”, este é a inquirição da consciência para com Deus, e um simbolismo de morte, sepultamento e ressureição.

Embora o apóstolo Paulo tenha feito muitos discípulos, a preocupação dele não era batizar, porque, segundo ele, Jesus não o mandou batizar, mas pregar o evangelho. Aliás, essa também foi a ordem dada por Jesus aos seus discípulos: “Ide por todo mundo pregando o evangelho todo a criatura”. E como o leitor pode ver, o meu texto diz “o evangelho todo a criatura e não a toda criatura”. Porque, toda criatura inclui os animais, o que não é o objetivo de Deus, já que ele vai julgar os humanos não os animais.

Por conseguinte, Jesus também disse que os discípulos fizessem discípulos, ensinando-os a guardarem todas as coisas que ele havia dito. Do que se conclui que tudo que ele ensinou é necessário ser ensinado a fim de ser praticado por aqueles que o aceitam ou recebem.

Na epístola de Paulo aos efésios ele diz que a igreja deve ser lavada pela água, A PALAVRA. Ef. 5:26. E ele não está se referindo a bíblia como presumem alguns religiosos, mas à lei de Deus. Pois Um texto do livro de Salmos diz que a palavra de Deus é a verdade, e, outro, que a verdade é a lei, veja:

“A Tua Palavra é A Verdade desde o princípio”. Sl. 119:160. P.parte. “A tua lei é A Verdade.” Sl. 119:142, u.parte.

Outrossim, outro texto diz: “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Sl. 119:9.

Então a palavra de Deus é a sua lei, o decálogo, e não a bíblia como querem alguns.

Pois, mediante o cumprimento da lei de Deus, o homem é transformado de homem carnal em homem espiritual, tornando-se, assim, um novo homem e uma nova criatura.

Pois o que olho não viu, ouvido não ouviu nem subiu ao coração do homem é o que Deus tem preparado para aqueles que amam a ele. E, como diz um texto de Jesus, “se me amardes guardareis os meus mandamentos. E aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado de meu Pai, e viremos a ele e faremos nele morada.”

Então creia em Jesus como diz a Escritura, a fim de nascer de novo para uma nova vida, e não tome um banho, o qual nem a sua carne pode lavar, quanto menos torna-lo nova criatura.

Oriximiná(PA), 05/11/2016

Oli Prestes

Missionário