Haja paciência!

Essa virtude parece não ser uma característica do ser humano desta época. Mesmo do povo que se tem como de Deus, apesar da concitação que o Espírito Santo faz e manifesta através das Sagradas Escrituras. Isso é mal e causa de muito desatino e precipitação, o qual resulta em desagradável consequência.

Diz um provérbio popular e dizia minha mãe que “o que não tem remédio, remediado está”. Só a consciência disto já seria suficiente para nos fazer refletir e saber que, se algo não tem como mudar ou “não tem jeito”, como diz outra expressão popular brasileira, então devemos nos aquietar e não se angustiar, não querendo insistir no que é “fato consumado”.

Entretanto, e talvez por ser pensamento e provérbio popular que “querer é poder”, muitos insistem em desejar que “o que não tem jeito” se lhe conceda e realize, apesar de nem sempre ser um bom desejo o que anseia ou sonha. E isso resulta em ansiedade, mal que acomete milhões de pessoas e que causa dependência delas de fármacos, usados para mitigar essa ansiedade e consequente angústia.

Pensamentos manifestos por homens têm formado opinião e tem levado muitos a contradizer o que ensina Deus aos seus. Dentre esses pensamentos o de que “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. E, assim, querem para ontem o que não será possível nem amanhã.

Quando se fala em paciência, sempre é lembrado o bíblico Jó. Mas o que poucos lembram é que ele era homem justo e temente a Deus. Então a sua paciência era uma virtude divina, a qual operava nele não por acaso, mas por ação de Deus, a quem ele estava ligado pelo temor a Ele. E quando falo em temor não me reporto a medo, mas a observância aos mandamentos de Deus, os quais são o seu temor e o princípio da sabedoria, como disse Salomão, o grande sábio.

E a fim de ajudar aqueles que têm nas Sagradas Escrituras a base ou fundamento filosófico para nortear o seu comportamento, vou citar alguns textos dela, da bíblia, a fim de refrescar-lhe a mente.

“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.” Rm. 12:12. “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” Tg. 5:7, 8, 10 e 11.

“Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.” I Pd. 2:20.

E, finalizando, quero ainda citar um texto de Jesus, o grande mestre do seu povo:

“Na vossa paciência possuireis as vossas almas”. Lc. 21:19.

Oli Prestes

Missionário