Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio
Quem perseverar até o fim será salvo
Publicado por: oliprest
Data: 11/10/2016
Classificação de conteúdo: seguro
Créditos:
Título: Quem perseverar até o fim será salvo
Autor: Oli Prestes
Voz: Oli Prestes


Texto

QUEM PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO

Um texto que reproduz uma fala de Jesus diz que quem perseverar até o fim será salvo. Mc. 13:13. Mas perseverar em que ou no quê? Sobre isso já ouvi dizer que quem perseverar na igreja. Que igreja? Vamos buscar as evidências sobre essa tese, e ver se encontramos fundamentos nas Sagradas Escritura para isso.

Como existem milhares de igrejas, ou o que nomeiam de igrejas, e cada uma com a sua doutrina, então o fato de alguém se manter fiel a ela não pode lhe garantir salvação para a vida eterna. Se assim fosse, Jesus não teria falado da sua igreja no singular e sim no plural. Mas nesse caso alguém poderia argumentar que em cada lugar existe uma igreja.

Igreja não tem o significado que é empregado hoje, o de uma entidade religiosa. Igreja, que tem origem no grego - Iglezia, significa os membros, a assembleia ou ajuntamento de fieis a um princípio religioso. Assim, a igreja de Deus é uma só, embora em cada lugar possa haver grupos que se reúnam numa casa ou num templo. Por isso Paulo faz referência às igrejas que existiam em Coríntios, Éfeso, Colossos, Galácia, às quais ele enviou epístolas (cartas doutrinárias), e mandou que as endereçadas a igreja de um lugar fossem lidas em outro e vice versa. Também Paulo fez menção a igrejas domiciliares, veja:

“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa.” Rm: 16:1 a 5.

“Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa: Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”Fl.” 1:1 a 3.

“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.” I Co. 16:19.

“Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.” Cl. 4:15.

Outrossim, João, em uma de suas epístolas universal, diz:
“O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor. Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai. E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.” II João 1:1 a 6.

  Nessa carta, que é endereçada a igreja como um todo, já que não está endereçada nominalmente a nenhuma congregação ou igreja, o apóstolo João, que a escreve, chama a igreja de “senhora eleita”. E diz da sua alegria por achar que alguns dos filhos dela andassem na verdade, segundo o mandamento do Pai (Deus). E concita a mesma senhora igreja a andar segundo os mandamentos de Deus, os quais tiveram desde o princípio, e que diz ser o amor.

Mas observemos que embora a igreja seja a “senhora eleita”, apenas alguns andavam na verdade. Assim, sendo a verdade de Deus a sua lei, conforme Salmo 119:142, up.parte., nem todos praticavam a verdade. Portanto, não perseveravam na verdade que haviam recebido. Certamente que não guardavam os mandamentos na totalidade. E já que isso ocorria, os tais estavam em transgressão e não poderiam ser aprovados por Deus. Pois diz o apóstolo Tiago que quem guardar toda a lei e tropeçar em um ponto, torna-se culpado de todos. Tg. 2:10.

No dia de pentecostes, quando a igreja recebeu o Espírito Santo, este usou Pedro para concitar os moradores e peregrinos que participavam da festa em Jerusalém a se converterem, veja:

“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” At. 2:36 a 47. E o final do texto diz como eles agiam naquele tempo:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.”

“E para consubstanciar a nossa tese, vamos citar um texto que fala em que é necessário perseverar para ser salvo, veja:

“Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorrupção. Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Rm. 2.7 a 11. E para confirmar que “o bem” é um adjetivo da lei de Deus, leia o texto “O bem e o mal” em http://www.recantodasletras.com.br.

Pois, já desde o ministério da antiga dispensação da graça, Deus havia falado disso ao povo de Israel, veja:

“E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje”. Cr. 28.7. “Porém, se perseverardes em fazer o mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.” Sm. 12.25. E isso aconteceu com o Israel nominal. Deixaram de cumprir os mandamentos de Deus e foram rejeitados como povo exclusivo de Deus e dispersos entre os povos, tornando-se povo gentio (pagão) como os demais.

Portanto, persevere em observar a verdade de Deus, e você será salvo, pois ela é: A lei de Deus. Sl. 119:142, úp.parte. A justiça de Deus. Sl. 119:172, ú.parte. A luz. Pv. 6:23. A lâmpada. Pv. 6:23. O caminho. Ml. 2:8. A palavra de Deus. Sl. 119:160. O amor de Deus. I Jo. 5:3. A vida eterna. Jo. 12:50.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 21/08/2014
Reeditado em 24/11/2019
Código do texto: T4931831
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 70 anos
3772 textos (355328 leituras)
333 áudios (5491 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/20 17:20)
oliprest

Site do Escritor
Rádio Poética