NÃO CHOREM POR MIM MENINAS

NÃO CHOREM POR MIM MENINAS

Manifestação de pesar e condolências podem traduzir tão somente um sentimento pelo que acontece diante dos olhos de alguém, como uma morte de um humano ou mesmo animal. Mas pode acontecer que isso não deveria ser assim, se quem se condói do condenado não saiba que o mesmo não tem valor ou não merece as lágrimas que são vertidas por ele.

Quando Jesus ia para o gólgota, lugar onde ele deveria ser crucificado, e devido o modo como os seus algozes o conduziam, com açoites, algumas mulheres de Jerusalém se sensibilizaram com a cena e choraram. E Jesus disse-lhes:

"Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram. Nesses dias, dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos!” Lc. 23:28 a 30.

O modo cruento como Jesus estava sendo tratado suscitou naquelas mulheres um sentimento de dó. Mas Jesus, apesar do sofrimento pelo qual estava passando, não enlouqueceu, mas manteve a lucidez, e teve a presença de espírito para lhes falar sobre o futuro não só delas, mas daquelas que seriam tidas como felizes por não terem gerado nem amamentado. Apesar de já termos discorrido sobre o significado dessa fala de Jesus, vamos repeti-la para aqueles que não tiveram a oportunidade de ler o nosso trabalho codificado com o título “Ai dessas mulheres”.

Quando uma mulher tem um filho no ventre ela ainda não deu luz a ele. Como mulher também significa igreja, segundo a bíblia, ele quis dizer “ai daquelas igrejas que, por ocasião do fechamento da porta da graça, ainda não deram a luz aos seus filhos”. Ou seja, ai da igreja que não tiver dado a luz aos seus filhos por ocasião do fechamento da porta da graça (oportunidade oferecida por Deus para o resgate do pecador), e ainda não ensinaram aos seus membros a lei de Deus, a qual é a luz, conforme Pv. 6:23.

E quanto as que amamentarem naqueles dias?

Uma criança não pode ser alimentada com alimento sólido, porque é criança. Pois o alimento sólido é para os adultos, os quais pela experiência sabem discernir tanto o bem (a lei de Deus), quanto o mal (o pecado). Muitos, na ocasião prevista por Jesus, estarão nessa condição, na qual não receberam ainda o alimento sólido, mas estarão sendo alimentadas com coisas rudimentares, como diz o apóstolo Paulo em uma de suas epístolas. Sendo, portanto, imaturas ainda no conhecimento de Deus. Hb. 5:13.

Assim, melhor que não tivessem gerado filhos, do que, tendo gerado, não tê-los dado pari-los ou dado a luz a eles, ou estarem amamentando-lhes ainda.

Apesar da insensibilidade feminina por ocasião da eliminação de um feto indesejável, essas mesmas mulheres manifestam tristeza por ocasião da morte de pessoas de má índole, só pelo modo como a morte ocorre. É o caso do brasileiro executado na indonésia no sábado passado. Mesmo pessoas evangélicas, que dizem ser contra o tráfico de drogas, manifestaram opinião contrária à execução dele, alegando para isso que só Deus pode matar. E esquecem que eles matam diariamente para atingir os seus objetivos. Os quais não se apiedam de ninguém, seja pai, mãe, irmão, em fim, de todos. Chorando por bandidos? Lamentando-lhes a morte? Quem isso faz se nivela com eles e não sente, por que não vê, as lágrimas pelo sofrimento das mães e esposas dos que são destruído com as drogas e o tráfico.

Oli Prestes

Missionário