Tenho muito que vos falar, mas...

Quando Jesus cumpria o seu ministério terreno entre os humanos, disse que muito tinha que falar aos seus discípulos, mas que eles não podiam ouvir. Entretanto, que quando viesse o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, ele os guiaria a toda verdade e lhes faria lembrar de tudo quanto Ele havia falado. Porque ele não falaria de si mesmo, mas o que tivesse ouvido junto ao Pai.

Do texto se infere que Jesus não falou tudo o quanto era necessário aos seus apóstolos e discípulos. Mas, por quê? De outras escrituras podemos saber.

Certa vez ao dizer Jesus que, se os seus discípulos não comessem a sua carne e não bebessem o seu sangue que não teriam vida, porque a sua carne era comida e o seu sangue era bebida, muitos deles se escandalizaram e deixaram de o seguir. Seria mais fácil perguntar-lhe o que isso significava. Mas eles não o fizeram.

Hoje ainda acontece isso. Quando falamos de coisas que escandalizam a alguns, estes se fecham e desaparecem, por acharem que deliramos. E por lhes parecer duro o que falamos. Quais as razões para que não sejamos compreendidos, se é que seriam razões senão motivos?

Jesus também disse que ele falava por parábolas, para que, ouvindo não entendessem e vendo não percebessem, de acordo com o que fora profetizado por Isaías. Porque o coração do povo estava endurecido, e ouvia não de bom grado. E, assim, eles não eram curados.

Quando algo é falado e está de acordo com aquilo que a maioria acha, é possível que seja aceito. Mas, quando algo é falado e contraria os preconceitos já arraigados nos corações dos ouvintes, lhes parece heresia ou loucura.

É preciso abrir o coração para a palavra entrar. Caso haja dúvidas ou resistência a ela, não é possível que a mesma aja como poderia e deveria.

Assim, se dissermos para um enfermo que Jesus é poderoso para curar e que ele nos mandou ir por todo mundo, curando e libertando, e o ouvinte não crer que somos um dos enviados, só a nossa fé não pode curar, nem libertar aquele a quem falamos, ou nos dirigimos ou somos enviados.

Portanto, abra o seu coração a fim de que Jesus possa operar através do seu espírito. Caso contrário, ele não poderá fazer aquilo que compete a você, abrir a porta do seu coração.

Oli Prestes

Missionário

(093)99190640