O INDIVIDUO AVESTRUZ

O avestruz é o maior animal entre as aves, chegando a alcançar dois metros de altura e cento e cinquenta quilos de peso. E embora não voe, corre tanto quanto um cavalo. E quando se sente ameaçada, enfia a cabeça na areia do deserto, ficando com a sensação de que está oculta do seu perseguidor. E como Deus considera os homens como animais, vejamos qual a parecença do homem avestruz com essa ave.

Alguns seres humanos tem a ideia de que se não tiverem conhecimento de uma lei ou norma de conduta e virem a violá-la, isso lhes servirá de álibi devido as suas ignorâncias ou inocência. Mas um dos preceitos da lei humana diz que a ninguém é defeso o desconhecimento da lei. E segundo a Bíblia “Todos os que pecarem sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecarem mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.” Rm. 2:13.

Ou seja, a ignorância de alguém não é motivo para que ele seja justificado por Deus. Mas o tal perecerá assim mesmo, embora não vá sofrer os mesmos juízos que sofrerão os que transgrediram tendo conhecimento da lei.

Mas o conceito simplista de alguns os leva a não buscar ver, fechando os olhos para a lei que poderia salvá-los do eterno juízo de Deus.

Num dos pedidos a Deus um dos salmistas que compuseram os salmos diz: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” Sl. 119:18.

A lei de Deus é maravilhosa, pois por ela conhecemos a Deus, sua justiça, verdade e santidade. Por ela alcançamos a sabedoria dele e andamos no seu caminho, bem como obtemos segurança, proteção, saúde, além de nós nos tornarmos justos como Ele é justo, tendo a promessa de viver eternamente na nova terra.

Portanto, faça como o salmista que fez o pedido acima mencionado, peça a Deus que abra os seus olhos para a sua lei, e não oculte os seus olhos como o avestruz, ficando com a falsa impressão de segurança.