SEM PROJETO? IMPOSSÍVEL!

Há quem postule a tese de que tudo que existe na natureza veio a existir ao acaso, por evolução e não criação. Mas eu gostaria de, neste texto, propor uma reflexão aos que aventam tal hipótese.

Comecemos pela estrutura orgânica do ser humano. Este tem dois membros superiores, dois inferiores, uma cabeça, dois olhos, duas orelhas com ouvidos, um nariz, uma boca; o aparelho urinário, o qual também serve como parte do aparelho reprodutor; dois testículos, caso seja do sexo masculino, dois pés, duas mãos nas extremidades de dois braços, e elas com cinco dedos cada uma, salvo exceções. Nesses dedos existem as impressões digitais, diferentes em cada pessoa, etc... Os olhos, embora possam ter cor, tonalidade e tamanho diferente, têm sempre a mesma estrutura, e neles o órgão da visão funciona com o mesmo princípio. Os pés têm a mesma função, embora também possam adquirir habilidades que não somente a de se locomover. E isso depende de exercício. Na boca, sempre no mesmo lugar, existe a língua, a qual tem mais de uma função, inclusive de produzir sons com os quais se comunica com os seus semelhantes e até animais; existem também os dentes, os quais são dispostos em ordem, e aos quais ocorrem duas dentições durante a vida de cada indivíduo que chega até a idade adulta, e cujas ocorrem sempre num período regular. Tanto na língua como na boca existem papilas gustativas, para que o individuo sinta o sabor dos alimentos e coisas que tem gosto, bem como as glândulas salivares para a preparação da saliva para a preparação do bolo alimentar e deglutição desses alimentos. E, nessa saliva, existe substância que propicia o início da digestão, a ptialina. Nesse processo cooperam outros órgãos do aparelho digestivo, como fígado, pâncreas, estômago, vesícula, intestino grosso e delgado e ânus.

Mas alguém poderia perguntar: E aí, em que isso, essa descrição, pode me fazer mudar de opinião? Nisso que eu vou dizer agora.

Dê ordem a um número de mestres de obras para que cada um faça uma casa. E dê para cada um deles os mesmos materiais de construção, mas não lhes dê nenhum projeto. Porventura eles fariam uma casa igualzinha à outra? Só se houvesse alguma combinação entre eles. Ainda mais com todas as funções e detalhes como tem tanto o ser humano quanto os animais e vegetais. Caso contrário, seria impossível! E já que houve projeto é porque houve projetista.

“Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.”. Ec. 7:29. Entre elas a de achar que tudo veio ao acaso, bem como dizer que Ele não existe.

Oli Prestes

Missionário