Zelo cego

ZELO CEGO

Pode acontecer, como tem acontecido, que alguém tenha zelo de Deus, como tinha o Israel nominal, mas não com entendimento; e, assim, ao invés de dar guarida a ele, acabe por aborrece-lo e rejeita-lo definitivamente.

Os religiosos contemporâneos de Jesus tiveram oportunidade de ouvi-lo ou ouvir falar dele. E muitos doutores da lei não só ouviram as suas prédicas e ensinos como viram os sinais que ele fazia, o que dava testemunho da sua divindade ou deidade. Apesar disso, alguns não só não creram nele como atribuíram os seus feitos a demônios.

E Jesus não só era sincero (sem cera ou maquiagem), como falava “A Verdade”, a sua lei, a qual o representa, e que constava nas escrituras, as quais os escribas e doutores da lei conheciam, mas não observavam.

Assim, eles rejeitaram aquele de quem falavam sem conhecer, e do qual tinham zelo, mas não com entendimento, rejeitando o Deus criador, o qual alguns deles viram face à face.

Acaso hoje é diferente? Certamente que não. Alguns tomam o encargo de advogarem a causa de Jesus, e pretendem defender a doutrina dele, embora tenham zelo dele, mas não com entendimento. Porque defendem o varão Jesus, mas rejeitam a sua palavra ou a sua lei que é equivalente.

Há um texto bíblico que fala disso, veja:

“Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.” Jo. 3:17 a 21.

Nesse texto eu quero destacar três coisas, a saber: a luz, o mal e a verdade. Que são elas? Veja:

A luz: Porque a lei é a luz. Pv. 6:23, p.parte.

O mal: O pecado, conforme Rm. 7. Sugerimos leitura do texto “O bem e o mal”, publicado em www.recantodasletras.com.br.

A verdade: “A tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, u.parte.

Assim, o que Jesus falava era “ A Verdade”, a sua lei, para o que ele veio a este mundo. Jo. 8:45 e 46 e 18:37.

Deus também tem visitado o povo que, à semelhança dos contemporâneos de Jesus, se tem como o seu povo. E se personificado em pessoas, como ele se personificou na pessoa de Jesus, dando testemunho da verdade, requerendo do seu povo a obediência a sua verdade e aos seus preceitos. Mas até os líderes desse povo o tem rejeitado sistematicamente, atribuindo possessão demoníaca aos vasos usados por Deus para essa finalidade.

Até hoje todos os que dão testemunho da verdade para o povo que se tem como povo de Deus tem sofrido rejeição desse povo. Dizem que basta crer em Jesus, aceita-lo, anuncia-lo, em fim. E esquecem-se do que disse o próprio Jesus: “Quem crer em mim como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de águas vivas.” Jo. 7:38.

Ou seja, tem que crer como diz a escritura não de outro modo.

E muitos, tanto líderes como membros dessas organizações religiosas, são zelosos. Dizem: acautelai-vos! Cuidado para que ninguém vos engane! Vigiai! O Satanás vive em derredor bramando como um leão. . . Provai se os espíritos são de Deus. . . E por aí vai. Mas como eles não têm a luz, porque não se chegam para a luz, por medo de que as suas obras sejam manifestas, não vêm a não ser o que lhes convêm ver, e só falam o que lhes convêm falar. Rejeitam o bem, porque nem mesmo sabem o que isto significa, e tropeçam na pedra angular, a qual lhes serve não de base fundamental, mas de pedra de tropeço.

Como disse Jesus para uns contemporâneos seu:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas! Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.” Mt. 23:23 a 35.

Portanto, como disse mais Jesus: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” Mt. 7:15.

Oriximiná-PA, 10/06/2016

Por Oli Prestes

Missionário