Como honrar a Deus?

É possível honrar ou desonrar a Deus? Que disse Jesus sobre aqueles que diziam ter a Deus como Pai, os quais foram contemporâneos seu, os judeus do judaísmo?

Disse Deus por Salomão: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda. “ Pv. 3:19.

Mas, é só assim que honramos ao Senhor?

Veja o que disse Jesus a uns contemporâneos seu: “Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais.” Jo. 8:49.

E como aqueles judeus religiosos desonravam a Jesus? Veja:

“Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?” Rm. 2:17 a 23.

Esse texto de Paulo é simples e profundo ao mesmo tempo. E por isso há quem pense que o apóstolo está escrevendo para os judeus ortodoxos, e não toma para si, achando que está isento da lei de Deus.

Diz Deus por Miqueias: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Mq. 6:8.

Mas, como praticar a justiça se não souber que é ela?

Então saiba: “Os teus mandamentos são a justiça”.Sl. 119:172, ú.parte.

Paulo também lamenta o fato de os judeus ortodoxos terem zelo de Deus, mas não com entendimento, veja:

“Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.” Rm. 10:1 a 3.

E muitos do povo de Deus ainda estão nessa condição, tendo zelo de Deus mas não com entendimento. Assim, pretendem honrar a Deus com dízimos, ofertas e votos, mas rejeitam a justiça de Deus, os seus mandamentos.

A muito que Deus falou por Moisés: “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? Dt. 10:12 e 13.

E que são os caminhos do Senhor? Veja:

“Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes OS MEUS CAMINHOS e vos mostrastes parciais no aplicardes A LEI.” Ml. 2:9.

E como amá-lo?

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Aqueles que têm os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.” Jo. 14:15.

Portanto, honre a Deus com os seus bens, sem antes deixar de honrá-lo guardando os seus mandamentos. Pois, “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem.” Ec. 12:13.

Manaus-AM, 18/12/2015

Por Oli Prestes

Missionário

(93)99190-6406