O CAMINHO APERTADO

Disse Jesus que larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontram. Por isso ele adverte: “Entrai pela porta estreita!” Mt. 7:13 e 14.

Que caminho será esse? Ele mesmo também disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo. 14:6.

Desde o tempo antigo, ao tempo do povo de Israel, houve aqueles que queriam se chegar a Deus por caminho espaçoso. E como o Senhor havia concedido uma forma substitutiva para remição dos pecados, se agarraram a isso e não alcançaram a lei que é por fé.

O caminho apertado e a porta estreita para se chegar a Deus, são os Seus Mandamentos. Desse caminho falou o salmista quando, inspiradamente, escreveu: Escolhi o caminho da verdade. Sl. 119:20. E: Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Sl. 128:1.

O Espírito do Senhor inspirou a Malaquias para esclarecer qual é o caminho do Senhor. Falando aos sacerdotes, a quem havia sido confiado o homem, Ele diz: Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Ml. 2:8 e 9.

A expressão do verso oito “a muitos fizestes tropeçar na lei”, que segue a: “mas vós vos desviastes do caminho”, explica o que é o “caminho”: “A Lei”. Também a expressão “mas fizestes acepção de pessoas na lei”, pós-posta à que diz: “não guardastes os meus caminhos”, elucida quais são os caminhos do Senhor: “A Sua Lei”. Versículo nove.

Como vimos, não é de hoje que os anjos do Senhor, os pastores, que são substitutos dos outrora sacerdotes, fazem acepção de pessoas na lei.

E diz o Senhor pelo profeta Isaías: Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Is. 55:7.

Como inferimos da epístola de Paulo aos Romanos, ímpio é aquele que mudou a verdade de Deus em mentira, e que detém a verdade em injustiça. E não se importou de ter o conhecimento de Deus. Rm. 1:18, 25 e 28. A verdade de Deus é os Seus Mandamentos. Sl. 119:142. E conhecer a Deus é guardar esses mandamentos. I Jo. 2:3.

Mas assim como no presente, houve no passado os que achavam que o caminho do Senhor não era direito, o que levou Deus a inquiri-los: Dizeis, porém: o caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos torcidos? Ez. 18:25. E disse mais o Senhor pelo profeta: todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto. Ez. 33:17.

Esse caminho, também chamado de “vereda da justiça”, no salmo 23, é o caminho eterno mencionado em salmo 139:24. Ele é fortaleza para os retos, Pv. 10:29; é vereda da justiça na qual está a vida, Pv. 12:28; e o caminho da vida, Pv. 15:24. Pois é aquilo que falou Jesus: e sei que o seu mandamento é a vida eterna. Jo. 12:50, p.parte.

Ainda hoje, apesar de toda graça, muitos estão na condição da qual falou Jeremias: (...) loucos, pois não conhecem o caminho do Senhor. Jr. 5:4. E por isso Deus ainda hoje diz ao seu povo: eis que ponho diante de vós o caminho da vida e da morte, o bem e o mal. Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Dt. 30:15 e 16.

Há, porém, aqueles que não querem a Lei do Senhor, e são aquilo que Ele disse: Filhos rebeldes. Jr. 3:14. E que rejeitam a lei do Senhor. Jr. 6:19, ú.parte.

Depois de censurar o seu povo e discorrer sobre o comportamento do mesmo, bem como relatar os males que lhe sobrevirá, o Senhor fala por Jeremias: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Jr. 6:16.

Sendo a Lei de Deus a vereda antiga da qual fala Deus pelo profeta, é ela também a mesma da qual o Espírito Santo inspirou a João, quando escreveu: Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio ouvistes. I Jo. 2:7.

Entretanto, como vimos na citação ao início, muitos entram pelo caminho espaçoso e pela porta larga.

Assim, porfiai por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Lc. 13:24.