UMA SENHORA DISTINTA

Disse Salomão: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” (Provérbios 31:10-31 RA)

Ainda que se possa ter em algumas mulheres, certas virtudes enumeradas no cap. 31 de Proverbios de Salomão, faz-se necessário saiber que a mulher ali mencionada é uma alegoria, significando a esposa do cordeiro retratada no livro do Apocalipse.

Apesar do tratamento que lhe é dado, genericamente chamada de mulher, sabemos que ela é senhora, pois tem marido, versículo onze. E não é uma mulher humana no sentido literal da palavra, devido ao seu procedimento como mulher, tomando até o lugar do marido em questões que seriam atribuídas a ele, caso ela fosse humana, como se vê no versículo quatorze. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. versículo dezesseis. Examina uma herdade, e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. versículo vinte e cinco. A força e a glória são os seus vestidos, e ri-se do dia futuro. Então suas vestes não são humanas, já que ela não o é.

Se essa mulher fosse humana seria uma raridade. E ainda como espiritual, também o é.

Salomão, o homem mais sabio que já existiu, disse que entre muitas mulheres ele não achou uma. E ele que possuiu setecentas esposas e trezentas concumbinas. 1 Rs. 11:3. Se sendo ele tão sábio, não teve uma mulher semelhante à descrita no cap. 31, a que pode ele ter-se referido, então? Como Salomão também foi um profeta, ainda que não de ofício, foi usado inspiradamente para falar e descrever essa senhora diligente. Dessa mesma mulher fez referência João em sua segunda epístola. Ele inicia a mesma dirigindo-se à senhora eleita. E no versículo cinco fala de um mandamento que além de não ser novo, havia sido dado desde o princípio, e que foi dado por um Pai, versículo quatro. E, falando sobre seus filhos, diz que: muito se alegra por achar que alguns andam na verdade. Se são alguns, logo não são todos. Após referir-se à mesma caridade de Deus, que também traduz-se por amor, e mencionado em sua primeira epístola, versículo três, onde se lê que: "A caridade (ou amor) de Deus é esta: que guardemos os seus mandamentos", ainda dá outras instruções. Após o versículo oito, muda o pronome de tratamento da segunda pessoa do singular, para a segunda pessoa do plural, até o versículo doze. Finaliza retransmitindo as saudações enviadas pelos filhos de sua irmã, a eleita, que nada mais é senão uma coirmã.

Essa mulher é a mesma esposa louvada no livro de Cantares de Salomão. É, também, a mesma que foi vista por João na visão do Apocalipse. VV 1 e 2. É ainda, a mesma citada por Paulo em sua epístola aos Efésios. Ef. 5:27.

Muitas filhas (igrejas) obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior. Pv. 31:29.

Além de todas as qualidades ali mencionadas (Pv. 31), possui ainda outra que vale a pena destacar: Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da benevolência está na sua língua.

Procure essa mulher especial, torne-se seu filho, pois assim você também terá Pai, e será um ser distinto semelhante a ela.