A força de Deus

As Escrituras estão cheias de passagens que falam sobre a força de Deus e de como opera essa força. Façamos uma investigação para saber como obter e possuir essa força.

Normalmente, quando se fala em força, logo associamos isso a poder; como este sendo capaz de operar por si só. Entretanto ela opera, via de regra, associada e em conjunto com o vaso por quem realiza a obra.

Mas a força, circunstancialmente, pode diminuir e até acabar, desde que aquilo que a produza cesse de produzir ou se houver rompimento na ligação com a fonte produtora.

Existem forças operantes em diversos níveis e que podem depender ou não daquele que a recebe, mas que pode ser interrompida caso não haja cooperação com a fonte produtora, ou caso o receptor não esteja capacitado para recebê-la.

No livro de crônicas diz que "com o Senhor está o dar força a tudo." 1 Cr. 29:12, ú.parte. E o salmista disse: "O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido." Sl. 28:8.

Mas se o Senhor é a força do seu povo, o que ocorre então para que o seu povo não manifeste essa força numa ação contínua e permanente? O que ocorre para interromper a transmissão ou a cessação da força operante?

Desde que o Senhor fez os céus e a terra, estes se mantêm pela palavra de Deus, e por ela se reservam para o fogo. II Pe. 3:5-7.

Assim, a sua palavra, que os criou, também os reserva para o fogo. Mas o pecado também tem força. Haja vista o que diz Isaías: "A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra." Is. 24:4.

Mas nessa passagem não fala de força, mas de fraqueza. E a seguir vemos as razões: "Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna." Versículo cinco.

Entretanto a prova de que o pecado tem força, está na passagem bíblica onde diz: "Ora o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei." I Co. 15:56.

O povo de Israel era bem superior em número ao povo de "Ai”, mas fugiu diante deste. Razão: Não obedeceu” a palavra do Senhor. A Escritura diz: "Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado… pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós." Js. 7:11-12.

O povo de Israel fugiu diante do inimigo porque transgrediu o concerto do Senhor. A terra pranteia e se murcha porque há quebra da aliança eterna.

Que significa isso? Vejamos!

"Então vos anunciou ele a sua aliança que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Dt. 4:13.

Os mandamentos do Senhor são o Seu concerto ou a Sua aliança eterna. Eles não foram abolidos, e jamais o serão, já que são eternos. E são eles que cinge de forças o povo de Deus.

Eles são de tal santidade, que duas pessoas que tentaram segurar a arca que os levavam, morreram, pois não estavam credenciadas para tal. Outrossim, quando a arca com a “Força do Senhor”, os Seus mandamentos, foi levada para uma nação incircuncisa trouxe-lhe desgraça. I Sm. 5 e 6. E enquanto a arca esteve fora dos termos de Israel este não foi bem sucedido. I Sm. 4 e 5. Quando Josué teve que transpor o Jordão, recebeu orientação do Senhor para que os sacerdotes que levavam a arca fossem na frente e pisassem as águas do Jordão, e, quando eles assim fizeram, elas se dividiram, tendo eles permanecido no meio do Jordão até que todo o povo passasse. Js 3.

O apóstolo Paulo diz que onde não há lei também não existe transgressão. Rm. 4:15. Assim, como Deus deu uma lei para o Seu povo, quando ela é violada ocorre a transgressão e as consequências decorrentes da quebra dos seus mandamentos.

Muitos, ainda que pertencentes ao povo de Deus, estão sem lei porque não aceitam as suas leis e dizem terem elas sido deixadas apenas para o Israel da palestina, os chamados judeus, e fazem acepção de pessoas na lei, o que Deus reprova. Ml. 2:9; Rm. 10:12.

O Espírito Santo de Deus, ou o Deus Espírito Santo é quem tem a força, mas ela opera mediante a Sua palavra, que, segundo disse Jesus, é Espírito e Vida. Jo. 6:63.

Ainda que o Espírito Santo esteja operando, cumprindo o Seu ministério neste tempo presente, se não houver a obediência as Suas palavras, os “dons” dados por Ele, ou melhor, operados por Ele, por si só não são suficientes para operar com poder. O Inimigo, sabendo disso, ou seja, vendo que há transgressão, resiste e não foge, antes envergonha os servos transgressores. E ainda que se tenha fé capaz de transportar os montes, sem o amor, significando a guarda dos mandamentos, de nada adianta. I Co. 13:2 e I Jo. 5:3.

A arca do concerto foi levada da terra, pois foi vista no céu por João quando da revelação do Apocalipse. Mas no novo concerto feito entre Deus e o Seu povo, Ele escreve as suas leis nos nossos corações, para que não tenhamos que viver continuamente recorrendo ao livro, a bíblia, para lembrá-la, até porque este será tornado branco brevemente. Entretanto, guardando os mandamentos no coração, faremos como o salmista disse: guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Sl. 119:11.

Entre as condições impostas por Deus para se alcançar sabedoria e temor do Senhor, está a observância dos Seus mandamentos. Pv. 2:1-6.

E a respeito do Sábado, o mais contradito mandamento da lei de Deus, diz o Senhor por Isaías: "Se desviares o teu pé do Sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao Sábado deleitoso, e santo dia do Senhor digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Is. 58:13-14.

Como vemos, a promessa para os guardadores do Sábado inclui a força com a qual o Senhor sustentará o observador desse mandamento.

Paulo, escrevendo a Timóteo, disse: "Tu, pois meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus." II Tm. 2:1.

As Escrituras dizem que a lei veio por Moisés, falando não da lei de mandamentos, mas da lei de Moisés relativos a estatutos e juízos, e que a graça e a verdade veio por Jesus Cristo.

Graça: favor imerecido de Deus, que não imputando aos homens as suas ofensas cometidas anteriormente, lhes salva pela obediência da palavra.

Verdade: A Lei do Senhor. Sl. 119:142, ú.parte.

Sem nenhuma contradição, já que foi Ele mesmo quem a deu a Moisés, a Sua Lei é a Verdade, como Ele próprio.

E o apóstolo Pedro diz: "Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar." I Pe. 5:10.

As promessas constantes no salmo 91, que se referiam a Jesus, são extensivas a nós que somos coerdeiros com Ele, mas são condicionadas ao amor a Deus e de conhecer o seu nome. Isso é significativo e são traduzidas nas Escrituras na guarda dos mandamentos de Deus. I Jo. 5:3 e 2:3.

As Escrituras dizem: "e fortalecei-vos na força do Seu poder. Se os mandamentos do Senhor são a Sua força, então a força do seu poder está nesses mandamentos, que são a Sua palavra." Sl. 132:8.

Moisés advertiu ao povo de Israel quando este peregrinava no deserto, e caminhava para a terra prometida, dizendo:

"Guardai pois todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que vos esforceis, e entreis, e possuais a terra que passais a possuir." Dt. 11:8

Brevemente o anticristo irá prevalecer. A besta terá poder e fará guerra aos santos e os vencerá. Ap. 13:7. "E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e tem o testemunho de Jesus Cristo." Ap. 12:17.

Antes que a besta receba poder para agir, e o poder dos santos seja retirado, fortaleça-se na força do poder de Deus: guarde os seus mandamentos!

Oli Prestes

Missionário

(093) 99190-6406