Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Jo. 8:12. Porém precisamos saber como se traduz essa luz.
Foi anunciado por Isaías, a respeito de Jesus: Pouco é que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Is. 49:6.
Certa ocasião, disse Jesus: Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Jo. 12:46. E: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Jo. 12:35 e 36.
Bem, Jesus é a luz do mundo e a luz da vida. E assim como a vida está nÊle, a luz também está. Mas o que elas representam? As Escrituras respondem. E sei que o Seu Mandamento é a vida eterna. Jo. 12:50, p.parte. E como tudo que Ele dizia já constava nas Escrituras antigas, vamos ver onde isso estava.
Disse o salmista: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Sl. 119:105. E Salomão: Porque a lei é luz, e o mandamento lâmpada. Pv. 6:23, p.parte. Disse ainda o salmista: Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. Sl. 19:8.
Assim, o mandamento alumia os olhos porque ele realmente é luz.
Disse Jesus, certa feita: Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Jo. 11:9 e 10. E disse o salmista: Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. Sl. 119:165.
Nesse caso só tropeçam os que não amam a Lei do Senhor, guardando os Seus Mandamentos.
Disse João: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida. E a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos cressem por Ele. Não era ele a luz; mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. Jo. 1:1-9.
As Escrituras dizem que o Senhor havia revelado ao apóstolo Paulo que ele seria luz dos gentios. E essa luz é manifesta pelas suas epístolas. Pois, não obstante o apóstolo não mais existir, ele ainda continua a iluminar a muitos com a luz dessas epístolas.
Disse João: Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. I Jo. 1:7.
Mas a luz semeia-se para o justo... Sl. 97:11. A luz da qual diz o salmista que o Senhor nos deu. Sl. 118:27.
Por isso, obedeçamos ao que disse o profeta Isaías: Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor! Is. 2:5. Atente para a sua luz a fim de que você seja iluminado. Sl. 34:5.