A VERDADE DE DEUS

Nada obstante verdade significar tudo que é verdadeiro, e, por conseguinte, que não é mentira, nas Sagradas Escrituras a verdade tem um significado mais profundo, e que nos é revelado por Deus na sua palavra. São numerosas as citações bíblicas sobre o tema. E nada obstante a palavra verdade ser tomada muitas vezes como o que é genericamente verdadeiro, a verdade significa algo mais. No sentido restrito e particular, ela vem, quase sempre, mencionada junto com a justiça. Sobre esta discorreremos adiante. Agora vamos discorrer sobre “A Verdade de Deus”.

Disse Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Jo. 8:32. Ainda que Jesus seja “A Verdade”, ela se traduz em algo, da mesma forma como diz a Escritura que Deus é amor, e esse amor também é traduzido em algo não material, mas espiritual; não um sentimento, mas uma atitude.

Quando Pilatos inquiria a Jesus, perguntou-lhe: "Que é a verdade?" Jesus não lhe respondeu nesse particular. Pilatos certamente não estava em condições de compreender isso. Portanto, não adiantava deitar pérolas aos porcos.

Mas Jesus já havia falado sobre a mesma quando disse: "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida." Jo. 14:6.

Da mesma forma como Deus é amor, e o amor de Deus é a guarda dos seus mandamentos, assim também Ele é “A Verdade”, que são os seus mandamentos. Isso está bem evidente nas Escrituras, que dizem: "Todos os teus mandamentos são a verdade..." Sl. 119:86, p.parte. E: "Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade." Sl. 119:151. Ou: "Deus é verdade e não há nele injustiça." Dt. 32:4. E ainda: "Mas o Senhor Deus é a verdade." Jr. 10:10.

Matematicamente falando, se “a” é igual a “b”, então “b” é igual a “a”. Assim, se a Escritura diz que os mandamentos de Deus são “a verdade”, então “a verdade” são os "Mandamentos de Deus“.

Diz uma Escritura: "A tua palavra é a verdade. Jesus é o verbo de Deus, a palavra de ação. E, por conseguinte, Ele é A Verdade. E sendo Ele a palavra de Deus, é por Ele que a palavra tem sido anunciada desde os tempos antigos. Foi Ele quem deu os mandamentos no Sinai, e os mandamentos são dele. Por isso Ele diz: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." Jo. 14:15. E: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama." V. 2l, p.parte. E já que os mandamentos de Deus são “A Verdade”, falam-nos as Escrituras sobre a sua duração, veja:

"A sua verdade estende-se de geração à geração." Sl. 100:5, ú.parte. E: "A verdade do Senhor é para sempre." Sl. 117:2, ú.parte.

"Nada obstante a verdade ser os mandamentos do Senhor, a escritura é mais enfática quando a chama de verdade do Senhor, distinguindo-a de verdade genérica."

Como os mandamentos do Senhor são também chamados de Sua Lei, dela diz o salmista: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Sl. 119:142.

O artigo definido anteposto à palavra verdade, dá-lhe identidade própria, para distingui-la de verdade no sentido genérico como não mentira.

De acordo com a gramática portuguesa, o artigo definido serve para determinar de modo preciso o substantivo. Embora o vocábulo verdade seja um substantivo, quando ele é usado após o artigo definido, ele se torna um adjetivo qualificativo, servindo para designar mais que veracidade, uma qualidade de Deus, conforme o caso que estamos tratando, e a qual ela refere-se e representa: os seus mandamentos.

Quando falamos “o João”, não falamos de um João qualquer, mas de alguém que sabemos quem é, independentemente de o nosso interlocutor conhecê-lo. Mas que, pelo contexto ou por nossa citação anterior dá para saber de quem falamos.

A Lei ou Mandamentos de Deus representa a integridade de Deus, e a sua vontade para conosco. Ou seja, que participemos da Sua natureza justa pela prática da Sua justiça. Por isso diz o apóstolo João: "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo." I Jo. 3:7.

Atentemos para estas citações das Escrituras:

Deus é a verdade. Jo. 14:6.

Deus é luz. I Jo. 1:5.

Deus é o caminho. Jo. 14:6.

Deus é a vida. Jo. 14:6.

Deus é amor. I Jo. 4:8.

Deus é justo. I Jo. 3:7, ú.parte.

Então, sendo os seus mandamentos ou Lei a verdade, vamos colocar as citações acima em ordem comparativa, e a seguir conferir com as escrituras.

A verdade é igual a luz; igual ao caminho; igual a vida; igual ao amor; igual a justiça; igual a Jesus.

Assim, quem obedece à verdade, tem a luz e está na luz; está no caminho da vida; ama a Deus, pratica a justiça; e, por conseguinte, é justo; está em Jesus (Deus), e Deus (Jesus) está nele. Pois disse Jesus: "Eu Sou o caminho, a verdade, e a vida." Jo. 14:6, p.parte.

"Quem guarda os seus mandamentos está em Deus, e Deus nele." I Jo. 3:24, p.parte. "Quem não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." I Jo. 4:8. "E o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos." I Jo. 5:3. "Queres entrar na vida? Guarda os mandamentos." Mt. 19:17. "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." Jo. 14:15. "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor." Jo. 15:10. "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama." Jo. 14:21, p.parte.

Conforme a Escritura, impiedade é transgressão da Lei de Deus. Veja:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entende, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o criador, que é bendito eternamente. Amém." Rm. 1:18-25.

Observemos que essa impiedade ali mencionada é praticada por homens que conheceram a Deus. Esses homens mudaram a “verdade de Deus”, os mandamentos dele, em mentira, e detiveram a “verdade” em injustiça. Rm. 1:18, ú.parte e 25, p.parte. Nessa citação a Escritura fala em adoração de imagens de criaturas: homens, aves, quadrúpedes e répteis, versículo 23, e que é transgressão do decálogo divino.

Tais homens mudaram a verdade de Deus em mentira. E disso diz João: "Aquele que diz eu O conheço e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e ele não está com a verdade." I Jo. 2:4.

A palavra do Senhor falada pelo profeta Oséias, diz: "Ouvi a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem, conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjurar, e o matar, e o mentir, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios." Os. 4:1 e 2.

Não há verdade, a Lei de Deus, e nem conhecimento de Deus, observância dos seus mandamentos, na terra.

E quando o Senhor fala aos filhos de Israel, não se deve pensar que ele está referindo-se ao Israel nominal, da palestina, mas ao Israel seu povo. Isso está implícito no salmo 50. Analisando-o acuradamente, observamos que ali o Senhor fala de um Israel do qual Ele não exigiu sacrifícios imolados. Nesse mesmo salmo, onde fala do julgamento, diz que os céus anunciarão a sua justiça (a Sua Lei ou Mandamentos).

Esses mandamentos, Sua Justiça e Verdade, serão a base do julgamento do Seu povo, pois são o cinto dos seus rins. Is. 11:5. A justiça e o juízo são a base do seu trono. Sl. 97:2.

Deus, falando pelo profeta Malaquias, faz severa advertência aos sacerdotes, e diz: "E agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração. Eis que vos corromperei a semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas; e com ele sereis tirados. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu concerto seja com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Meu concerto com ele foi de vida e paz, e eu lhes dei para que me temesse, e me temeu; e assombrou-se por causa do meu nome. A Lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e apartou a muitos da iniquidade. Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a Lei, porque ele é um anjo do Senhor dos Exércitos. Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na Lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardaste os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei." Ml. 2:1-9.

Observemos a razão disso: a muitos fizestes tropeçar na lei, e fizestes acepção de pessoas na lei. Quando ocorre isso? Quando os sacerdotes dizem que não mais é preciso guardar a Lei dos Mandamentos; que esta foi tansomente para o povo de Israel, referindo-se ao Israel da palestina.

Por isso fala o Senhor pelo profeta: "Falai a verdade cada qual com o seu companheiro." Zc. 8:16.

Essa verdade, constituída pelo Filho, o justo juiz, serve de proteção, pois ela é escudo e broquel. Sl. 91:4. Por isso o Espírito Santo inspirou o apóstolo para dizer: "Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça." Ef. 6:13 e 14.

E essa obra do Espírito Santo fora prenunciada por Jesus quando disse: "Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade. Jo. 16:13, p.parte. Porque o Espírito é a verdade." I Jo. 5:6.

Assim, quem não tem essa verdade não tem o Espírito de Deus, e, por conseguinte, não é dEle. Pois disse Jesus: "Quem é de Deus ouve as palavras de Deus." Além do mais o fruto do Espírito está em toda a verdade. Ef. 5:9. Por isso diz o apóstolo Pedro: "E estejais firmados na verdade." II Pe. 1:2.

E esse trabalho tem o objetivo de cumprir o que nos recomenda o apóstolo, inspiradamente: "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." II Tm. 2:24-26. Pois já estamos vivendo os dias maus dos quais fala o apóstolo ali, nos quais os homens serão contrários à sã doutrina, veja:

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Deste afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca chegam ao conhecimento da verdade." II Tm. 3:1-7.

Como se não bastasse, diz o apóstolo: "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por toda doutrina de vento, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo." Ef. 4:14 e 15.

A verdade é os mandamentos de Jesus, nosso Salvador, Rei e Senhor, e o amor é a guarda desses mandamentos. Pois diz-nos o apóstolo João: "Porque o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos, e os seus mandamentos não são pesados." I Jo. 5:3.

Diz ainda o mesmo apóstolo: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações." I Jo. 3:18 e 19.

Para quem quer conhecer a verdade, o que expomos é suficiente, ainda que existam muito mais provas da sua perenidade.

A VERDADE DE DEUS

1) A que lei todo homem natural está preso?

À lei do pecado e da morte. Rm. 8:2, 2ª parte.

2) Por quê?

Porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Rm. 3:23.

3) Que é preciso fazer para ser liberto?

Conhecer a verdade. Jo. 8:32.

4) Que é a verdade?

A tua lei é a verdade. Sl. 119:142, ú.parte.

5) A verdade de Deus, a Sua lei, liberta de quê?

Da lei do pecado e da morte. Rm. 8:2, p.parte.

6) Por que?

Porque os seus Mandamentos são a vida eterna. Jo. 12:50, p.parte.

7) E como sabemos que essa Lei são os Mandamentos do Senhor?

Todos os teus mandamentos são a verdade. Sl. 119:51 e 86.

8) Como sabemos que esses Mandamentos, que são a verdade, são eternos?

E a verdade de Senhor é para sempre. Sl. 117:2, ú.parte.

9) Qual um do nomes da Lei de Deus?

Lei da verdade. Ml. 2:6, p.parte.

10) Como manda Deus nós nos vestirmos?

Cingidos os vossos lombos com a verdade. Ef. 6:14.

11) Quem é que nos guia à verdade?

Aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade. Jo. 16:13, p.parte.

12) Por quê?

Porque o Espírito é a verdade. I Jo. 5:6, ú.parte.

13) Qual um dos frutos do Espírito?

A verdade. Ef. 5:9.

14) Como diz o Espírito Santo que devemos amar?

Em verdade. I Jo. 3:18.

15) Se assim fizermos, o que conheceremos?

Que somos da verdade. I Jo. 3:19.

16) Por que a verdade protege os observadores dela?

Porque ela é escudo e broquel. Sl. 91:4, ú.parte.

17) Que diz o Espírito Santo sobre o que não guarda os mandamentos?

Nele não está a verdade. I Jo. 2:4.

18) Como também é chamada a Lei de Deus?

Lei do Espírito de vida. Rm. 8:2, p.parte.

19) Que condição impôs Jesus para se entrar na vida?

Guardar os Mandamentos. Mt. 19:17, ú.parte.

20) Que disse Jesus sobre a verdade?

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jo. 8:32.

21) Como se faz isso?

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus Mandamentos. Jo 2:3.

22) Como é chamado o que diz que conhece a Deus, mas não guarda os Seus Mandamentos?

Mentiroso. I Jo. 2:4.

23) Como julgará Deus o mundo?

Com a sua verdade. Segundo a verdade. Sl. 96:13, ú.parte e Rm. 2:2.

24) Que nos determina o Espírito Santo, falando pelo apóstolo Paulo?

Deixai a mentira e falai a verdade”. Ef. 4:25.

25) Sendo o Espírito Santo quem convence da justiça, que mais faz ele como complemento?

Dá arrependimento para conhecer a verdade. II Tm. 2:25, ú.parte.

26) Que recomendação fez Paulo a Timóteo?

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. II Tm. 2:15.

27) Que falou Jesus aos judeus?

Mas porque digo a verdade não me credes. Se vos falo a verdade, por que não me credes? Jo. 8:45 e 46, ú.parte.

28) Como se purifica a iniquidade?

Pela verdade. Pv. 16:6, p.parte.

29) Como podemos ter nossas almas purificadas?

Pela obediência à verdade. I Pe. 1:22, p.parte.

30) Quem são os verdadeiros adoradores?

Os que adoram em Espírito e em verdade. Jo. 4:23 e 24.

31) Como nomeou Jesus o Espírito Santo?

O Espírito da verdade. Jo. 14:17; 15:26; 16:13.

32) Como elegeu Deus aos Seus desde a fundação do mundo?

Em santificação do Espírito, e fé na verdade. II Ts. 2:13, ú.parte.

33) Que revelação deu o Espírito Santo a Paulo sobre este tempo?

Que os homens mudariam a verdade de Deus em mentira, e que eles desviariam os seus ouvidos da verdade, voltando às fábulas. II Tm. 4:4; Tt. 1:14; Rm. 1:25, p.parte.

34) Que mais?

Que esses homens deteriam a verdade em injustiça. Rm. 1:18.

35) A que corresponde isso?

À transgressão dos Mandamentos de Deus. Rm. 1:23.

36) Como são chamados os que assim procedem?

Ímpios. Rm. 1:18.

37) Quem são esses?

Os evangélicos que não guardam os Mandamentos. Rm. 1:21, 25 e 32.

38) Que outra passagem bíblica reforça isso?

E como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém. Rm. 1:28.

39) Como chama Deus aos que resistem à verdade?

Corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. II Tm. 3:8.

40) Que acontece com quem não recebe o amor à verdade?

Deus envia a operação do erro. II Ts. 2:10 e 11.

41) Para quê?

Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade. II Ts. 2:12.

42) Que disse Deus por Jeremias sobre o seu povo?

Que se fortalece na terra mais não para a verdade. Jr. 9:3.

43) Sobre quem será derramada a ira de Deus?

Sobre os desobedientes à verdade e obedientes a iniquidade. Rm. 2:8, ú.parte.

44) Que manda Deus ao seu povo amar?

A verdade e a paz. Zc. 8:19, ú.parte.

45) Como nomeia o Espírito a sua Igreja?

Coluna da verdade. I Tm. 3:15.

46) Como se chamará a nova Jerusalém?

Cidade da verdade. Zc. 8:3.

47) Quem entrará na cidade que Deus colocou a salvação por muros e ante-muros?

A nação justa que observa a verdade. Is. 26:1 e 2.