Deus é condicional. Falamos que Deus estabelece condição para tudo: para se obter sabedoria, entendimento, temor dele, bênçãos, etc. Até para a salvação. Pois não obstante Ele nos ter dado o Seu único Filho, provando assim o seu amor para conosco, e exatamente por isso, Ele requer a nossa prova de amor para com ele, nas condições impostas por Ele mesmo.
Quando Deus criou o homem deu-lhe poder e autoridade, mas disse-lhe que não comesse da árvore da ciência do bem e do mal, para que ele não morresse. Era a condição para não morrer. Quando Deus chamou a Abrão pediu a ele o de que ele mais amava: o seu filho, que Deus disse ser o único apesar de Abraão ter outro com uma serva de Sara. Essa foi a condição imposta por Deus a Abraão para lhe abençoar.
Quando Deus confirmou o reino a Davi, disse que, se os filhos de Davi andassem nos seus estatutos e guardassem os seus mandamentos, eles se assentariam para sempre no trono de Davi. Essa era a condição para que o reino não fosse tirado da sua linhagem.
Quando Deus elegeu a nação de Israel como seu povo, deu-lhe os seus mandamentos, e ordenou a Moisés que lhe desse também estatutos e preceitos, e condicionou a sua bênção ao cumprimento de ambos, na ordem estabelecida por ele. Assim, por Moisés Ele estabeleceu:
A condição para a bênção:
"E será que se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos. O Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer." Dt. 28:1-2, 9, 13.
"Será porém que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus para não cuidares em fazer todos os mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então sobre ti virão todas estas maldições, e te alcançarão: Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira; maldito..., maldito..., maldito! Versículos 15 e 16. Assim a transgressão dos seus mandamentos e preceitos resultariam em maldição. Isso se cumpriu em diversas ocasiões, e foi registrado textualmente por Daniel, veja.
"E não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu pela mão de seus servos, os profetas. Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso a maldição, o juramento que está escrito na lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele." Dn. 9:10 e 11.
Apesar da negação de muitos quanto à obediência às leis de Deus, a obediência a elas foram impostas como condição da prova de amor para com Ele, veja:
"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama." Jo. 14:15 e 21, p.parte. Isso também é condição para lhe conhecermos: "E nisto sabemos que o conhecemos: Se guardarmos os seus mandamentos." I Jo. 2:3.
Também é condição para estar nele e permanecer nele: "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." Jo. 15:4-10.
"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando Ele se manifestar tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele." I Jo. 2:28 e 3:24, p.parte.
Como vimos, só os que guardam os seus mandamentos nele permanecem.
Outrossim, só os que praticam a justiça de Deus, os mandamentos dele, são justos, veja:
"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo." "Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." I Jo. 3:7 e 2:29.
Leiamos as passagens seguintes para confir que os mandamentos de Deus são a sua justiça que devemos praticá-la.
"A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são a justiça." Sl. 119:172.
"Ah! Se tivesses dados ouvidos aos meus mandamentos! Então a tua justiça seria como as ondas do mar, e a tua paz como o rio." Is. 48:18.
Em tudo os mandamentos de Deus fazem parte e são condição. Veja por exemplo, como se alcançar a sabedoria e o temor do Senhor.
"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como tesouro escondido a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade." Pv. 2:1-7. Ler ainda Sl. 119:97-104.
Algumas condições impostas por Deus falam claramente sobre alguns mandamentos, como, por exemplo, o sinal entre Deus e o seu povo. Por Ezequiel ele falou: " santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus." Ez. 20:20.
Condição para ser filho-servo:
"E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor, para o servirem, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração." Is. 56:6 e 7, p.parte.
Condição para ser elevado espiritualmente:
"Se desviares o teu pé do Sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao Sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Is. 58:13 e 14.
Existem muitos "SE" impostos por Deus; mas os seus mandamentos são sempre prioridade em tudo. Se as passagens bíblicas citadas não forem suficientes para convencê-lo, nem todas as outras escrituras tampouco seriam. Saiba, porém que, “o que o olho não viu, nem subiu ao coração do homem, é o que Deus tem reservado para os que lhe amam”. E o amor de Deus é a guarda dos seus mandamentos. "Porque este é o amor de Deus." I Jo. 5:3.