A PALAVRA DE DEUS

Quando as Escrituras falam da Palavra de Deus ou lhe é feita alguma referência, via de regra refere-se aos mandamentos. Vamos conferir isso pelas mesmas Escrituras para que não haja nenhuma dúvida.

Disse Jesus: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte, Jo. 8:51. E em outra ocasião: As palavras que eu vos disse são espírito e vida. Jo. 6:63.

Mas, que palavras eram essas? Entre outras coisas Jesus havia falado aos judeus: "...todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." Jo. 6:45, ú.parte. E: 'Em verdade em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." Jo. 6:47.

Ora, sendo Jesus a Verdade e esta os Seus Mandamentos, quem crê nEle também deve crer nesses mandamentos, pois Ele disse: 'Aquele que crê em mim, crê também naquele que me enviou." E: "As palavras que eu vos digo, não são minhas, mas daquele que me enviou." Jo. 14:24. E nesse particular Ele havia dito: "Quem me não ama não guarda as minhas palavras." Se quem ama a Jesus guarda os Seus Mandamentos, conforme Jo. 14:15, então os que não o amam não guardam os Seus Mandamentos. Pois as palavras são os Seus Mandamentos, o decálogo, que significa as dez palavras.

Em outra ocasião disse Jesus: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia." Jo. 12:48.

Bem, noutra escritura temos a instrução de que Ele irá julgar o mundo com justiça, ou melhor, com a Sua justiça, veja:

"... julgará o mundo com justiça e os povos com a Sua verdade, Sl. 96:13. E, como sabemos, tanto a justiça de Deus quanto a Sua verdade, são os Seus mandamentos, veja:

"... Todos os Teus Mandamentos são a Justiça." Sl. 119:172, ú.parte. "... e a Tua Lei é a Verdade." V. 142, ú. parte.

Na Sua oração intercessória, Jesus rogou ao pai em benefício dos seus discípulos:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Jo. 17:17. E mais: "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade”. Jo. 17:18 e 19.

Disse o Senhor: "Semeai para vós em justiça". E noutro lugar: "A semente é a palavra de Deus." Os. 10:12; Lc. 8:11.

Ora, sendo a semente a Palavra de Deus, e a Palavra de Deus a verdade e a justiça, e estas os seus mandamentos, então são eles que devemos semear. Porque diz certa escritura: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem." Ec. 12:13.

Disse ainda Jesus: "Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe. Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes." Mc. 7:5-13. E com relação a isso Ele estava se referindo aos Seus mandamentos, pois antes Ele havia dito: "Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e à tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, morrerá de morte." Mc. 7:9 e 10.

A Palavra de Deus habite ricamente em vós, pois ela é a condição para a vida eterna, para ser liberto da lei do pecado e da morte, ser filho de Deus e para pedir e receber. Pois disse Jesus: "E sei que os seus mandamentos são a vida eterna." Jo. 12:50; "... e se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Jo. 8:36; "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Jo. 8:32; "porque a lei do espírito de vida te libertou da lei do pecado e da morte"; Rm. 8:2; "e nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos", I Jo. 2:3; "filhinhos, ninguém não vos deixeis enganar por ninguém; quem pratica a justiça é justo assim como ele é justo." I Jo. 3:7; "nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo: Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." versículo 10. "E se as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." Jo. 15:7.

Quando as Escrituras falam a Tua Palavra, via de regra referem-se ao mandamento ou Lei de Deus. Mas em muitas ocasiões elas também falam: as minhas palavras, veja:

"... Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive." Pv. 4:4. "Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo., Pv. 4:20-22.

Assim, se os Seus mandamentos são a vida Eterna, eles são também as mesmas palavras que escreveu Salomão, e das quais disse que são vida.

Portanto, como disse Jesus, "quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." Jo. 5:24. "E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, Ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o Seu mandamento é a vida Eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito." Jo. 12:47-50.

QUESTIONÁRIO

1) Que disse Jesus sobre a sua palavra?

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mt. 4:4.

2) Que disse Jesus quando pronunciou a parábola do semeador?

Que a semente é a palavra de Deus. Lc. 8:11.

3) Que disse Jesus com relação a sua palavra?

a) Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entra em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo. 5:24.

b) O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Jo. 6:63.

c) Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Jo. 8:51.

d) Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue: as palavras que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Jo. 12:48.

4) Como sabemos que a palavra que Jesus pregava era os seus mandamentos, o decálogo?

Pelo que ele disse: Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Jo. 12:49 e 50, p.parte.

5) Por alguns dos seus discípulos lhe terem deixado, perguntou Jesus se os apóstolos também não queriam deixá-lo. Que respondeu Simão Pedro?

Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna. Jo. 6:68.

6) Referente a palavra de Deus, como os judeus procediam, razão porque foram censurados por Jesus?

a) Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, morrerá de morte. Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição. Mc. 7:10-13.

b) E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não crede vós. Jo. 5:38.

7) Com relação ao amor a ele, que disse Jesus referente a sua palavra?

Quem me não ama não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai, que me enviou. Jo. 14:24.

8) Que condição estabeleceu Jesus para recebermos aquilo que lhe pedirmos?

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Jo. 15:7.

9) E como estar nele?

E aquele que guarda os seus mandamentos está em Deus, e Deus nele. I Jo. 3:24, p.parte.

10) Que testemunho deu Jesus dos seus discípulos quando em súplica ao Pai?

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Jo. 17:6.

11) Que pedido fez Jesus a favor dos seus discípulos?

Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Jo. 17:17.

12) Na armadura de Deus com a qual devemos estar cingidos, a que corresponde a espada do espírito?

A palavra de Deus. Ef. 6:17.

13) Como chamou Paulo inspiradamente a essa palavra?

Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Fl. 2:16.

14) Que recomendação fez Paulo numa de suas epístolas?

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Cl. 3:16.

15) Que outras citações bíblica confirmam que a palavra de Deus é os seus mandamentos?

a) Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. Tt. 1:3.

b) O que despreza a palavra traz sobre si a destruição; mas o que teme o mandamento será galardoado. Pv. 13:13; 16:20.

16) Que admoestação fez Paulo em sua epístola a Tito?

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tt. 1:9.

17) Como sustenta Deus todas as coisas?

Sustentando todas as coisas pelo poder da sua palavra. Hb. 1:3.

18) Como é a palavra de Deus?

a) A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4:12.

b) Como fogo, e como um martelo que esmiúça a penha. Jr. 23:29 e 36.

19) Que diz o missivista aos Hebreus de quem ainda está sendo alimentado com leite (coisas rudimentares: doutrina de batismo, ressurreição de mortos, e imposição de mãos, conforme. Hb. 6:2)?

Que não está experimentado na palavra da justiça. Hb. 5:13.

20) Que é a justiça de Deus?

Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, p.parte.

21) Que inspirada instrução dá o apóstolo Tiago em sua epístola?

Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Tg. 1:21.

22) Como é gerado o homem de Deus?

Sendo de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. I Pe. 1:23.

23) Quando o amor de Deus é perfeito em nós?

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele. I Jo. 2:5.

24) Por que razão o apóstolo João foi deportado para a ilha de Patmos?

Por causa da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo. Ap. 1:9.

25) Que testemunho deu o Espírito na carta dirigida a igreja de Sardes?

Guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Ap. 3:8, ú. parte.

26) Quem foi visto por João sob o altar, clamando com grande voz?

Os que foram mortos por amor da palavra de Deus, e por amor do testemunho que deram. Ap. 6:9.

27) Quem é o Verbo cuja palavra de Deus simboliza?

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chamava-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com a justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. Ap. 19:13.

28) Que mais viu João relativo aos mártires?

E vi tronos, e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Ap. 20:4.

29) Segundo Jesus, quais os que pertencem a sua família?

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Lc. 8:21.

30) Quem são os bem-aventurados?

Os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Lc. 11:28.

31) Que prova bíblica temos de que a verdade é a Palavra de Deus?

A tua palavra é a verdade desde o princípio. Sl. 119:160, p.parte.

32) Que outras passagens bíblica ratificam que a lei é a verdade de Deus?

a) A tua lei é a verdade. Sl. 119:142, ú.parte.

b) Tu estás perto ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade. Sl. 119:151.

33) Segundo o que o Espírito Santo inspirou ao salmista, os mandamentos de Deus são a sua justiça. Como sabemos que eles são a sua palavra?

Saiu da minha boca a palavra da justiça, e não voltará atrás. Is. 45:23, s.parte.

34) Qual o tempo de duração da verdade, da Justiça e da Palavra de Deus?

a) A verdade do Senhor é para sempre. Sl. 117:2, ú.parte.

b) A tua justiça é uma justiça eterna. Sl. 119:142, p.parte, e 111:3, 7 e 8.

c) A palavra da justiça não tornará atrás. Is. 45:23.

d) Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Mc. 13:31.

e) Caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste para sempre. Is. 40:8.

f) Mas a palavra do Senhor permanece para sempre, e esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. I Pe. 1:23 e 25.

g) As obras das suas mãos são verdade e juízo; fiéis todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre, são feitos em verdade e retidão. Sl. 111:7 e 8.

35) Conforme disse Jesus, como podemos saber quem é de Deus?

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus. Jo. 8:47, p.parte.

36) Por que os judeus não entendiam a linguagem de Jesus?

Por eles não darem ouvidos as suas palavras. Jo. 8:43.

37) Como ser verdadeiramente discípulo de Jesus?

Se vós permanecerdes nas minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos. Jo. 8:31.

38) Como saber que Jesus guardava os mandamentos de Deus, o Pai?

E vós não o conheceis, mais eu conheço-o; e, se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mais conheço-o e guardo a sua palavra. Jo. 8:55.

39) Que outra passagem bíblica ratifica isso?

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Jo. 15:10.

40) Como a igreja é purificada?

Pela lavagem da água, pela palavra. Ef. 5:26.

41) Para que?

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito. Ef. 5:27.

42) Como pode o mancebo purificar o seu caminho?

Observando-o segundo a palavra de Deus. Sl. 119:9.

43) Que instrução deu o Espírito Santo através de Pedro?

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus. I Pe. 4:11, p.parte.

44) Como é a palavra de Deus para o seu povo?

Coisa vergonhosa. Não gostam dela. Jr. 6:10, ú.parte.

45) Por que trará Deus mal sobre o seu povo?

Porque não estão atentos à sua palavra, rejeitam a sua lei. Jr. 6:19.

46) Que inquirição faz Deus sobre a pretensa sabedoria do seu povo?

Eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que saberia pois teriam? Jr. 8:9.

47) A que comparou Jesus o homem que ouve as suas palavras e as pratica?

A um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Mt. 7:24.

48) E a que comparou ele ao que ouve as suas palavras e não as pratica?

Ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Mt. 7:26.

49) Que mais disse Jesus sobre a sua palavra?

Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Mc. 8:38.

50) Que instrução deixou Paulo e Pedro às mulheres nas suas epístolas?

a) Que as mulheres idosas fossem exortadas a serem reverentes no seu viver, não caluniadoras, nem dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos; a serem moderadas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tt. 2:3-5.

b) Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra. I Pe. 3:1.

51) Quais os que dão fruto?

Os que ouvem e compreendem a palavra que foi semeada em seu coração. Mt. 13:23.

52) Quais são os que estão junto do caminho?

Aqueles de quem Satanás tira a palavra que lhes foi semeada. Mc. 4:15.

53) Que pode sufocar a palavra?

O engano das riquezas, e cobiça doutras coisas. Mc. 4:19.

54) A quem primeiro foram pregadas as palavras de Deus?

Aos judeus. At. 13:46.

55) Quais os que foram batizados por ocasião do pentecostes?

Os que aceitaram a palavra. At. 2:41.

56) Por que os crentes de Beréia foram considerados mais nobres?

Porque de bom grado receberam a palavra. At. 17:11.

57) Quem são os que têm a vida eterna?

Os que ouvem a palavra de Jesus crendo naquele que lhe enviou. Jo. 5:24.

58) Que acontece com quem despreza a palavra?

Traz destruição sobre si. Pv. 13:13.

59) Que fará Deus com a sua palavra?

Transformá-la-á em fogo. Jr. 5:14.

60) Que disse o apóstolo com relação à pregação da palavra?

Que a palavra de Deus foi pregada a toda a criatura que há debaixo do céu. Cl. 1:23.

61) Como também é chamada a palavra de Deus?

Escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos. Êx. 34:28.

62) Qual o número de gerações que atinge a palavra do Senhor?

Lembrai-vos perpetuamente do seu concerto e da palavra que prescreveu para mil gerações. I Cr. 16:15.

63) Que disse o Senhor da sua palavra por Isaías?

Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Is. 55:10 e 11.

64) Como podemos ser novamente gerados?

Pela palavra da verdade. Tg. 1:18.

65) Como manda o Espírito por Tiago?

Que sejamos cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-nos com discursos falsos. Tg. 1:22.

66) Por que?

Porque se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; pois se contempla a si mesmo, e, indo-se, logo se esquece de como era. Tg. 1:23 e 24.

67) E como sabemos que o Espírito não refere-se à letra, mas à Lei de Deus?

Porque a seguir ele diz: Aquele, porém, que atenta para a lei perfeita, da liberdade, e nisto persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tg. 1:25.

68) A quem o Espírito considera perfeito para refrear todo o corpo?

A quem não tropeça na palavra. Tg. 2:2.

Oli Prestes

Missionário

(93)99190-6406