SALMO 14: 1 – 7
14 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
2 O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo, como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor.
5 Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
7 Oh!Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Paráfrase:
Amados, o Espírito Santo de Deus, através do Sl 14: 1 nos diz que o néscio, ou seja, o homem sem entendimento, sem discernimento do certo, ou errado, enfim, aquele que é distanciado de Deus corrompe-se, faz-se abominável, por nele não existir o temor ao Todo-Poderoso.
Em (Pv 9:10) “O temor a Deus é o princípio da sabedoria”. Parafraseando a Palavra de Deus, descrita em Provérbio 9: 10: Possuir conhecimento humano, sem que haja respeito a Deus é nulo, esse conhecimento é vão. Todo o dinheiro e toda a inteligência humana torna-se nada, se no coração do homem, não tiver o temor a Deus. Dessa forma, só com o temor a Deus, o homem procurará evitar tudo quanto desagradar ao Senhor.
▪ Ainda no Livro de Provérbios (Cap. 1:7) está escrito que o temor a Deus é o começo de uma vida plena com Ele: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”
Porém, devemos entender que esse temor a Deus concerne à reverência, ao respeito e obediência ao Todo-Poderoso.
Quando o homem desconhece essa verdade bíblica, vive segundo o seu entendimento; segundo o seu coração.
Em Jeremias capítulo 17:9 está escrito que: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Porém, o homem que teme ao Senhor anda segundo o seu mandar e Dele obtém misericórdia. ( Jr.17:7) Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
(Jr. 17:8) Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Voltando ao ( Sl 14.2) O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Quando o Espírito de Deus fala a respeito dos filhos dos homens está tratando dos que não têm o Todo-Poderoso por Pai, ao contrário dos filhos de Deus. O que é filho segue regras, é obediente, teme em respeito. Acaso não é assim, na nossa vida secular, concernente aos nossos filhos?
Os desviados do bem operam obras, contrárias à santidade divina, suas ações não são limpas, puras. Deus não se compraz nelas.
(Sl 14:4) Diz: “Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo, como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor”.
Parafraseando: “A iniquidade dos filhos dos homens e suas ações abomináveis os transformaram em opressores, roubadores dos pobres e dos justos, levando-os a alimentarem-se do que falta aos pobres.
QUE O sENHOR DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS, HOJE E SEMPRE!