O que é jejum? Qual o tempo mínimo de jejum? É jejum a abstinência de coisas ou parcial? Vejamos!
Certa vez alguém perguntou a Jesus porque os discípulos dele não jejuavam, ao que Ele respondeu que não podiam jejuar enquanto o noivo estava com eles, mas que, quando o noivo estivesse ausente, jejuariam. Mt. 9:14 e 15.
Embora o dicionário defina jejum como a abstinência total ou parcial de alimentos e líquidos, não é esse conceito que as Sagradas Escrituras nos fornece. Segundo o que Deus manifesta nela, jejum é a abstinência total de ingestão. Há quem proponha jejum da melancia, do abacaxi ou de outras coisas, até da coca cola.
Conforme o texto a seguir, o jejum é total e havia o tempo determinado por Deus para isso. Veja:
"Sábado de descanso vos será; então AFLIGIREIS AS VOSSAS ALMAS; aos nove do mês à tarde, DE UMA TARDE A OUTRA TARDE, celebrareis o vosso sábado". Lv. 23:32.
O texto de uma tarde a outra tarde, significa do final de um dia até o final do outro, do seguinte. Também o texto "afligireis as vossas almas" significa jejuar. Assim, o jejum mínimo requerido por Deus é de um dia.
Então o jejum que alguns religiosos fazem, de apenas horas, não passa de dieta para o corpo.
Mas, é possível fazer jejum de vários dias sem nenhuma ingestão, mesmo de água? Sim. E isso foi feito por muitos servos de Deus no passado, segundo relato bíblico, e ainda hoje é feito por muitos servos de Deus. Há o registro bíblico sobre isso, e que foi feito por Moisés, Elias, Davi, os judeus do reinado de Assuero, rei da Pérsia. Também Paulo, Jesus, a partir da nova dispensação da graça de Deus.
Entretanto alguns buscam fundamento bíblico para não jejuar, e tomam um texto onde diz: "Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?". Is. 58:5.
Entretanto, o contexto mostra que o jejum aceitável a Deus tem que ser precedido da prática da Sua Justiça, a qual é a Sua Lei ou Mandamentos. Se isso não for feito, o jejum não será aceito, mas será abominável a Deus. Pois diz:
"Porventura não é este o jejum que escolhi, que SOLTES AS LIGADURAS DA IMPIEDADE, que DESFAÇAS AS ATADURAS DO JUGO e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Is. 58:6. O texto destacado significa o pecado, que, em síntese, é transgressão da lei de Deus. Rm. 7:7.
Além disso, tem que haver humildade e quebrantamento de coração.
Há quem imagine que o jejum de Daniel foi com abstinência de alguns alimentos. Mas isso não é bíblico. No jejum dele houve uma preparação para isso, se abstendo de comer carne e também de se perfumar.
Jesus disse o que fazer quando jejuar, veja:
"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente". Mt. 6:16-18.
Caso o jejum não seja feito de acordo com os ensinos bíblicos, será apenas uma dieta ou jejum de tolo. Ec. 5:1.
Paulo deixou essa instrução: "O QUE TAMBÉM APRENDESTES, E RECEBESTES, E OUVISTES, E VISTES EM MIM, ISSO FAZEI; e o Deus de paz será convosco". Fp. 4:9.
"Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, EM JEJUM MUITAS VEZES, em frio e nudez". 2 Co. 11:27.
Todos os meus discípulos tem aprendido comigo e também jejuado pelo menos três dias. Eu, pela graça de Deus, já alcancei muito mais que isso.
Então, faça como Deus manda; assim você vai obter domínio no comer, no beber e no agir, e também perderá os excessos que por desventura tenha acumulado no corpo, além de receber as vitórias desejadas.
Guarulhos SP, 06/05/2023
Oli Prestes
Missionário