Quem já não chegou a uma situação na qual não sabe que decisão tomar, ou não sabe o que fazer na vida? Inúmeros, senão todos. O que fazer nessa ocasião? Vejamos!
A incerteza é inerente ao ser humano. Diariamente lidamos com situações difíceis, complexas e, muitas vezes, atormentadoras. Nessa situação não sabemos o que fazer, pelo que optar ou como resolver. Então recorremos a alguém que julgamos apto para nos orientar, aconselhar ou dar um palpite.
Imagine um cirurgião que está operando um paciente, devido a um esmagamento de baço por acidente, e, ao abri-lo, constata um tumor cancerígeno em estado avançado no tórax do paciente. Só que ele, o cirurgião, não é médico oncologista, nem tem alguém no centro médico que seja, e ele não quer fechar a cirurgia sem resolver aquilo. Procurar um médico apto para atender aquela emergência, na qual o paciente tem um tempo para sair da anestesia e voltar a si, com o tempo voando…
Ou estar sendo perseguido por indígenas que querem mata-lo, e, ao chegar a beira de um rio, ver que ele é infestado de crocodilos… é estar entre a cruz e a espada.
Mas, às vezes, nós temos tempo para pensar e decidir. Assim, damos tempo para o cérebro buscar uma solução. Dormimos e, ao acordar, nos vem à mente a solução encontrada pela memória.
Acontece que, por vezes, só há uma opção e esta não nos agrada ou não nos convém. E aí? O que fazer?
Um moço que procurou a Jesus para saber o que fazer para herdar a vida eterna, teve a seguinte resposta: "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos". Ele perguntou quais, ao que Jesus citou os relativos ao próximo. E ele disse que ele os guardava desde a sua juventude. Mas o mestre lhe disse que lhe faltava uma coisa. Mandou que ele vendesse tudo o que tinha, desse aos pobres e o seguisse. Ele se entristeceu, porque tinha muitas propriedades, e retirou-se.
Ele optou por aquilo que ele já tinha nas mãos, mas que não dá vida eterna, a saber, o bens materiais. Ele saiu triste porque ele não teve uma resposta que lhe agradasse, e ele não optou pela vida eterna, mas pela passageira.
Jesus disse que quem é rico mas não para com Deus, é louco. E que quem não renunciar a tudo o que possuí, e até a própria vida, não é digno dele.
Os mandamentos são a vida eterna, não duvide nem opte por esta vida temporal e fugaz. Porque quem perder a sua vida, achá-la-á, e quem perder a sua vida por amor de Jesus e do evangelho, terá garantido eternamente a sua vida. João 12:50 p.parte.
Isso é o que você deve fazer para garantir a sua vida.
Portanto, você já sabe o que fazer.
Guarulhos SP, 11/04/2023.
Oli Prestes
Missionário