AO DIA DOS NAMORADOS - FESTIVAL DAS ESTRELAS
Nota. Também em gravação no Áudio.


 
        Todos os anos, no mês de julho, realiza-se na capital de São Paulo, no bairro da Liberdade (também em outras cidades do país) um grande evento, conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil, o qual tem por nome Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas e que tem por base e fundamento a comemoração de uma ancestral lenda japonesa, de extraordinária beleza poética.
        Segundo esta lenda houve, em tempos imemoriais, um casal de príncipes tão apaixonados reciprocamente que passavam o tempo todo a se amar, de tal modo que deixaram de lado, por completo, os seus deveres para com o próprio Reino e este começou a decair. Os deuses, preocupados, resolveram punir os dois amantes, transformando-os em duas estrelas, Vega e Altair, imensamente distantes uma da outra no céu. Mas, em homenagem e por deferência ao seu mútuo e profundo amor, os mesmos deuses determinaram que fosse facultado a ambos esses amantes transformados em estrelas, um encontro anual, em noite que ficou conhecida como noite de Tanabata.
        Assim surgiu a Lenda e, junto com ela estabeleceu-se que, neste dia, as pessoas que escreverem pedidos manifestando seus desejos de vária natureza, em papelotes de cores diversas (cada cor para um tipo de desejo), papelotes por nome tanzaku que, depois de escritos são amarrados em ramos de bambu,(ramos que serão posteriormente queimados para que sua fumaça chegue até as estrelas), tais pessoas terão seus pedidos atendidos.
        Todos os anos no mês de julho, na Praça da Liberdade em São Paulo, reúnem-se centenas e centenas de pessoas para escreverem seus desejos nos tanzaku, comerem doces e salgados típicos da culinária japonesa, apreciarem os lindos enfeites das ruas, as apresentações do folclore japonês e também para escreverem seus haicais sobre o tema da festa, haicais que serão lidos e julgados por uma comissão especializada a qual escolhe os cinco melhores haicais, que receberão, posteriormente, diplomas e medalhas, em cerimônia comemorativa.
        No ano de 2008, quando foi celebrado o centenário da imigração japonesa no Brasil, a festa de Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas foi realizada nos dias 12 e 13 de julho, em sua 30ª edição.


                             FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


Livro de referência : NATUREZA - BERÇO DO HAICAI - Kigologia e Antologia; por H. Masuda Goga e Teruko Oda; Empresa Jornalística Diário Nipak Ltda; 1996.