Laico ou Agnóstico

Publicado por: Adam Poth
Data: 20/07/2012
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Texto: Laico ou Agnóstico Voz: Leonardo Adam Poth Edição: Jodix
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Laico ou Agnóstico?

Muitos devem estar se perguntando até mesmo o significado dos termos. Exemplificando melhor, quando se fala em estado "laico" seria aquele que não pauta o governo ou a organização da nação em um sistema teocentrista, ou então o estado que ofereça a liberdade de expressão religiosa, já o agnosticismo pode ser desmembrado em várias facetas na verdade, e é confundido às vezes com ateísmo. Sim, na verdade o agnóstico se reflete ou se vê como um ateu, já que não enxerga a relação cognitiva entre o homem e Deus, não consegue estabelecer a comprovação, o vínculo, o fato.

Nosso estado brasileiro se diz laico e no entanto ostentando o título de maior país católico do mundo e quase noventa por cento da população agregada (dados do censo 2000) cristã. Somos ecumênicos em formaturas, celebrações, e extremamente separatistas e até fundamentalistas na segregação paritária que o nosso cristianismo vem sofrendo. Isso sem contar o respeito às religiões asiáticas, africanas, e outras ditas "minorias" em nosso país, inclusive o próprio judaísmo (mais antigo que o próprio cristianismo), ou as que se dedicam aos espíritos enfim, deve ser perpetuado sempre esse estigma do respeito. Até mesmo ao ateísmo.

Quem me conhece sabe que sou adepto de uma filosofia oriental, admirador dos conceitos positivos e de vida do budismo. Todavia e complementarmente (ou fundamentalmente) cristão, já que está bastante arraigado em nossa cultura e calendário (Corpus Christi, Páscoa, Natal, Paixão, Dias santos, etc.) apesar de a muito tempo terem perdido sua função original na prática. Então esclarecendo, o obejtivo do texto não é de apologias ou negações, tampouco discutir a origem das crenças, apenas para questionar e informar que o laicismo de nosso estado é mais uma de nossas formas enrustidas de preconceitos. Há uma espécie de super exposição aos ateus nas mídias de uns tempos para cá, creio que estão desviando os olhares dos pré-conceitos da pederastia para o ateísmo, e sempre, eternamente salpicadas pela discriminação racial e outros absurdos maiores como você é gordo, é "nerd", que resolveram nomear como "bullying" (já existia a muito, mas não referido dessa maneira) enfim... O homem mais influente do mundo é negro... (lorotas)... basta de hipocrisia. Idolatram um e separam às favas quinhentos. Sou um branco que não me orgulho nem um pouco da sede nazista nem da escravidão que tanto tardou a acabar nesse país.

Antes que tomemos um rumo diferente do proposto, pense. Se você é teísta de quaisquer segmentos, imagine simplesmente que quem é bom ou está com o próximo assim como para sí mesmo, já carrega para sí os principios básicos da tolerância (mínima talvez) e do amor. Não crie expectativas de superioridade no teísmo, e "goela abaixo" desculpando a expressão, com as escrituras, conquiste, demonstre o amor e ele será semeado. Isso é tudo. Independente do que venha por trás... ou de cima.

***

Adam Poth
Enviado por Adam Poth em 25/06/2012
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T3744640
Classificação de conteúdo: moderado
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.