VENCENDO O ESTRESSE
 
Antoni BigCuore*
 

 
 
         A vida moderna nos impõe uma gama de necessidades muitas delas fictícias e, quando não realizadas, provocam doenças tanto físicas, quanto emocionais.
         A tecnologia realmente veio para ficar. Não se pode negar o valor dela. Trouxe-nos grandes benefícios, sobretudo nas áreas médicas e de telecomunicações.
 
         Concomitantemente a isto, ela gera também muito estresse nas pessoas que as usam. É telefone celular que não para de tocar, é o fixo geralmente de telemarketing oferecendo produtos e serviços, de todas as ordens e gostos e todo esforço da mente para se manter atualizado na informática etc.
 
         O corpo e a mente humanos, dentro deste contexto sócio-econômico, ficam bombardeados de tantos estímulos, gerando um grande desgaste nos mesmos. Dor de cabeça, dores musculares, gastrite etc.
         Afora isto, o que é pior, gerando desgastes emocionais enormes provocando a quebra da homeostase de todo o organismo humano.
 
         O estresse provoca muita contração nos músculos o que provoca uma sobrecarga nas glândulas supra-renais, as quais segregam a adrenalina em excesso na corrente sanguínea, gerando, em conseqüência, taquicardia e problemas cardiovasculares.
         Os chamados cortisóis (tipo adrenalina e noradrenalina),(quando em excesso)  quebram a homeostase do organismo, gerando doenças.
 
         Para contrabalançar isto, é imperativo buscar atividades de relaxamento para liberar as chamadas endorfinas, que são os hormônios contrários aos cortisóis e que provocam aquela sensação de bem estar. Você já deve ter sentido isto.
 
Quando termina seus exercícios físicos e de relaxamento ou então a uma sessão de hidroginástica. Aquela sensação gostosa e relaxante, advém da liberação pelo cérebro das chamadas endorfinas (ou hormônios positivos).

 
         A minha tese, chamo de equilíbrio homeostático da personalidade, (vide minha crônica no portal www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore), considera o ser humano de maneira INTEGRAL, isto é, espírito, mente e corpo. Não se pode fazer qualquer diagnóstico correto ( o qual vai produzir a cura), se não se levar em conta estes três fatores.
 
         Pois bem, viver hoje no mundo tão atribulado, de hoje, é imperativo em nossa modéstia opinião, elaborar um PROGRAMA DE VIDA.
         Em que consiste isto?
 
1-     Definir regras claras de auto disciplinamento;( sem disciplina não se chega a lugar algum).
 
2-     Atividades espirituais ou religiosas (seguir determinada religião, ler a bíblia diariamente e outras leituras edificantes;
 
 
3-     Executar um cardápio saudável (balanceado) para a alimentação diária; ingerir sobretudo os alimentos chamados funcionais, que aqueles ricos em óleos graxos monoinsaturados: arroz integral, alho, aveia, azeite de oliva, cítricos em geral, gengibre, limão, linhaça, maça, mamão, mel, pimenta, soja, tomate, uva e vinho.
 
4-     Atividade física, pelo menos, três vezes por semana;
 
 
5-     Praticar esportes, se possível. Hidroginástica ou natação, são ótimos, tanto para mulher quanto para o homem. (ajuda no controle da osteoporose):
 
6-    Fator Emocional: atividade que melhora a auto-estima, por exemplo, disciplinar a mente no controle de pensamentos positivos (isto leva certo tempo de exercício). Como assim? Lendo bons livros, sobretudo de auto-ajuda. Está provado que os pensamentos tendem a se concretizar em realidade. Você é o que pensa todos os dias!.
 
7-     Atividades que reforçam o emocional. Pequenas atitudes diárias que nutrem a alma e conforto e melhoram muito a auto-estima: telefonar para um amigo no dia de seu aniversário, bom dia, boa tarde, como vai você? Felicitação sempre a pessoa por quaisquer coisas que assim o mereçam.

Reunir a família para um almoço juntos. Chamar as pessoas pelos respectivos nomes (nunca pelo apelido); ser gentil para com todos, educado. Respeito é bom e todo mundo gosta, diz o ditado popular. Ser amigo em quaisquer circunstancias; ouvir o desabafo dos amigos ou colegas; dar apoio moral e material quando necessários. Visitar doentes de vez em quando; visitar creches, asilos etc.
 

Em síntese é isto. Regras relativamente simples. É uma questão de determinação e vontade!. É só começar. Não desanimar nunca!. No final, a colheita será maravilhosa. Digo-lhes isto, de experiência própria. Eu exercito a minha tese do “equilíbrio homeostático da personalidade”, todos os dias. E lhes garanto: funciona mesmo!!!
*Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Escritor, cantor e compositor  em SP.SP. Acesse  seu link na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (são mais de 1.500 textos, de boa qualidade, à sua disposição. 303.000 leituras! Confira-os!!!( sp.sp. 26.11.2007, às 16 hrs.) (republicado com atualizações 11.11.2010).
==========================================