Setembro Amarelo.
Toda vida importa. Todos nós vivemos durante a nossa existência muitas perdas, muitos momentos de altos e baixos, alegrias e tristezas, podemos sentir depressão, ansiedade, medo, pânico, angústia, pavor, estresse, podemos ter manias, transtornos, síndromes, todos nós não estamos livres desses sentimentos, emoções que permeiam as nossas vidas.
Para quem sente algum destes sintomas citados a jornada da vida torna-se muito mais desafiadora, sofrida, dolorosa.
E estes sintomas podem surgir em qualquer idade.
A questão é que ainda existem pessoas que não compreendem as dores emocionais como dores reais e insistem em permanecerem com comportamentos carregados de preconceitos, julgamentos.
A pessoa que sofre com determinados diagnósticos onde existem problemas em sua saúde mental não pode e não precisa ser alvo de palavras, conceitos e ações preconceituosas e muitas vezes violentas.
Toda vida importa. O que é necessário para salvar uma pessoa num momento de crise intensa muitas vezes é doar o seu tempo, a sua paciência, a sua amizade, a sua escuta, o seu carinho, o seu amor, a sua atenção. Estas ações são gestos de compaixão ao próximo e principalmente de respeito à vida e aos sentimentos do outro.
Toda Vida importa. Caso não possa ajudar, não julgue as dores do outro,
não menospreze, não diminua, não ofenda, nem humilhe, nem brinque com as dores do outro. Seja empático. Se coloque no lugar do outro. Acolha, abrace a causa de salvar vidas necessárias para todos nós.
Toda vida importa. Se você quer receber ajuda para sair de um sentimento de extrema dor busque conversar com os voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV), ligue para o número:188. Não sinta vergonha, nem medo. Busque a sua cura. Peça ajuda. Você não está sozinho, sozinha.
Busque também ajuda em Universidades, Faculdades que formam Psicólogos e Psicólogas. Busque ajuda profissional.
Falar sobre as feridas da alma com profissionais lhe proporcionará mais força, coragem, equilíbrio, lhe ajudará a desenvolver o seu amor próprio, a sua confiança e fé na vida.
Toda Vida importa. O Setembro Amarelo é o mês de valorização da vida. Lute sempre por você.
O símbolo do Setembro Amarelo é muito significativo. É uma flor chamada Girassol. Sejamos então como um girassol! Um girassol amarelo iluminado pelo Sol é luz que busca luz. O girassol sempre está buscando o Sol. Vamos nos iluminar sempre mesmo vivendo em meio às tempestades.
Saibamos ser LUZ em nossa existência e luz na existência da humanidade.
Setembro Amarelo. Sejamos luz em nossa existência. Ofereça amor. Colha amor. Busque ajuda. Ofereça ajuda.
Andréa Ermelin de Mattos.
Escritora e Youtuber.
02 de Setembro de 2024.
Segunda-feira.
Salvador-Bahia/ Brasil.
às 21:46h.