Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio
A SECRETÁRIA
Publicado por: Dolce Vita
Data: 31/08/2015
Classificação de conteúdo: seguro
Créditos:
A SECRETÁRIA

AUTORA E VOZ: DOLCE VITA

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Texto

 A SECRETÁRIA

 
 
Férias? Nada disto. Horácio mergulhou no trabalho, aceitando uma série de novos casos. Naquele fim de tarde, Judite avisou o detetive que o último cliente do dia remarcara sua vinda para a manhã seguinte. Sem desviar os olhos dos papéis espalhados sobre sua mesa, ele disse:

— Se quiser, pode ir embora mais cedo.

A secretária não saiu do lugar. Sentindo ainda a presença de Judite na sala, Horácio interrompeu as anotações de uma investigação para observar a mulher que trabalhava em seu escritório. Ela parecia distante.

— Sonhando acordada?

— É o que me resta, senhor Horácio.

O detetive sorriu. Era a primeira vez, em dois anos, que Judite se permitira falar com ele daquela forma. Antes que Horácio tivesse tempo de responder algo, a mulher acomodou-se na surrada poltrona diante da escrivaninha.

— Sabe, senhor Horácio, eu queria contar uma coisa.

Sem ponto nem vírgula Judite desatou a falar de sua vida solitária. De como era difícil parecer invisível aos homens e ser aquela que ninguém quer. Mas, desde que começara a trabalhar para Horácio, ela passou a conhecer as dores de outras pessoas. Judite testemunhara tantas histórias na minúscula sala de espera, que enfim ela entendeu: a vida não poupava ninguém. E ainda que pudesse parecer estranho, aquilo a confortava.

Quando a secretária levantou-se para ir embora, Horácio fez um gesto para que ela voltasse a se sentar:

— Preciso de sua ajuda.

O detetive colocou sobre a escrivaninha uma fotografia de Martha
— sua ex-esposa  empurrando o retrato na direção de Judite. A história era longa. E nela havia um papel à espera da secretária.


NOTA DA AUTORA: Para melhor entendimento da trama, sugiro a leitura dos contos desta série: "O Primeiro Caso", "O Caso do Bar", "A Sombra de Eva", "A Ex-Mulher" e "O Detetive".
 
 
(*) IMAGEM: ANNA MAGNANI
 
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 31/08/2015
Reeditado em 19/10/2015
Código do texto: T5365710
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Dolce Vita
São Paulo - São Paulo - Brasil
1209 textos (278639 leituras)
341 áudios (55542 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/05/21 00:59)
Dolce Vita

Site do Escritor
Rádio Poética