Branca de Neve
Os contos de fada dos irmãos Grimm foram contados e recontados ao longo dos tempos. O conto “Branca de Neve” teve adaptações variadas nos detalhes, porém há uma ideia central: a filha do rei é perseguida pela rainha madrasta, que invejava a beleza da menina.
~~~~
Nesse conto, a personagem principal é Branca de Neve, uma garota linda, meiga e bondosa, querida pelos animais, porém detestada pela madrasta que tinha inveja da beleza da garota, a qual era elogiada como a mais bela pelo espelho mágico da megera, quando a rainha perguntava a ele: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita que eu?”
A rainha madrasta invejosa quis matar Branca de Neve, com o intuito de o espelho finalmente lhe responder que ela, a rainha, era a mais bela. Porém, falharam todas as tentativas de matar a jovem Branca de Neve.
Várias vezes, a jovem fora salva pelos sete anões, que a acolheram em sua casa, em troca de serviços domésticos. Na última vez, a rainha má conseguiu derrubar Branca de Neve, que ficou imóvel e de olhos fechados, com aspecto de morta, causando comoção e choro nos animais da floresta e nos sete anões.
Considerando que a linda menina estava morta, os anões a colocaram num caixão transparente que construíram, o qual foi deixado exposto na floresta, uma vez que os anões não quiseram colocar embaixo da terra escura a beleza da menina querida que jazia morta após comer a maçã envenenada.
Tempos depois, passou um príncipe, que se apaixonou por Branca de Neve imóvel no caixão transparente. Ele convenceu os anões a lhe dar o ataúde, porém, quando os empregados do príncipe descuidados derrubaram o caixão, fez com que Branca de Neve se desengasgasse do pedaço de maçã envenenada e, então, se acordasse bem viva.
Branca de Neve, ao saber de todo o ocorrido, ter se apaixonado pelo príncipe e receber o pedido de casamento dele, aceitou o pedimento. Os dois se casaram e foram felizes para sempre …
~~~~
Embora esse perfil de casal esteja fora de moda nos tempos atuais, o tipo de conto que começa com “Era uma vez …” continua encantando as crianças, jovens e, por que não?, adultos