PODE VOLTAR

PODE VOLTAR

Varias vezes falei que a maioria das minhas letras de músicas era sobre amor ou sobre humor. Fiz algumas poucas sobre outros temas, contudo na sua grade maioria são, de fato, sobre esses dois temas.

Essas de que agora falo, não foram sobre algum fato da minha vida, mas foram sobre amores perdidos e, de fato, sobre o procedimento que penso deve ser tomado por um dos parceiros quando o outro resolve separar.

“...E traz novo alento, a saudade, então assim de repente volto a sorrir simplesmente seguindo certeiro com a vida pra frente...”

A música que gerou a ideia do “Pode Voltar” foi o “Sapato Abandonado”, e da qual o maestro arranjador que sempre trabalhou comigo, o Tynnôko Costa, gostou e escolheu como uma das que foram gravadas no meu CD “Minhas Canções”.

Fiz o "Sapato" sem nenhuma pretensão, acompanhei-me ao violão para tero primeiro registro, mas como achei muito simples mandei o áudio para o meu parceiro Gervásio para ver se ele colocava algumas firulas, como ele sempre faz e enriquecia o acompanhamento já que achava a música merecedora de uma base melhor. Não sei se o parceiro chegou a ouvi-lo, mas o fato é que pela falta de resposta acabei esquecendo.

Quando pedi ao Tynnoko que me ajudasse a escolher as musicas do CD das minhas composições que o Hotel Regente ia produzir com o financiamento da prefeitura, através de renúncia fiscal, fiquei surpreso quando indicou o "Sapato Abandonado", mesmo com aquele meu acompanhamento simples. Fez um arranjo sofisticado, gravamos com a voz do Maca Maneschy e a música ficou uma beleza.

SAPATO ABANDONADO

(Almir Morisson)

Te dei o meu nome

Matei tua fome

Sem nada pedir

Mas na minha vida

Deixaste ferida

Depois de partir

Da pele morena

Sobrou só a pena

De ver teu olhar

Cravado no fardo

Do prazo marcado

Pra me abandonar

Até teu sapato

No canto do quarto

Marcava o lugar

A roupa da cama

Guardava meu drama

Ao me agasalhar

O meu travesseiro

Lembrava teu cheiro

Manchado do amor

Que não podes levar

Pois ficou trancado

No corpo entranhado

Não sabes achar

O meu amor

Nunca vai acabar

No CD, contratei um cantor profissional paraense, o Maca Maneschy, para interpretá-la e vocês podem aprecia-la no spotify. Aqui no Recanto coloquei com minha voz. Escutem em:

https://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/106034

Mas voltando ao “Pode Voltar”, perdoem o trocadilho. A ideia surgiu quando escutava a Alcione cantando uma música do José Augusto de cujas composições gosto muito.

Imaginei que a mesma dona do sapato, tinha se arrependido da ingratidão cometida e pedido pra voltar, gerando a letra:

PODE VOLTAR

(Almir Morisson)

Se quiser pode voltar

Mas eu devo te avisar

Não demore venha agora

Aproveita tua sombra tá quente

Inda me assombra

Pois mais tarde me acredite

Pode ser que esse teu cheiro

Mesmo tão forte e presente

Saia do meu travesseiro

Tua imagem no retrato

Já começou desbotar

Até a cama no quarto

Já não quer mais te abrigar

É bom que tu saibas

Que assim de verdade

Que mesmo penando

Sofrendo essa dor

Ninguém morre de saudade

Nem eu vivo sem amor

E que o tempo é implacável

Até com o amor mais palpável

E o calor mais persistente

Quando se afasta da gente

E traz novo alento, a saudade

Então assim de repente

Volto a sorrir simplesmente

Seguindo certeiro

Com a vida pra frente

Fiz a melodia no mesmo estilo da que escutava cantada pela Alcione, embora, é claro, com melodia totalmente diferente. Apresentei pela primeira vez, como sói fazê-lo em um show do Clube do Camelo. Foi um show cantando músicas do Cartola e Nelson Cavaquinho, realizado no Toca Restô, em 28/11/2019.

Mesmo sendo um evento específico homenageando um compositor, aproveitamos a oportunidade para inserir algumas músicas nossas. Assim conseguimos divulga-las, e ao mesmo tempo temos uma gravação de áudio razoável, com um acompanhamento de músicos de primeira linha.

Gravamos em vídeo, postamos no youtube e o leitor poderá aprecia-lo em:

https://www.youtube.com/watch?v=7fIxzv3FCv0

Às vezes fico hipnotizado pelas interpretações do Tynnoko ao piano e este foi um dia, tanto que fiquei pasmo escutando e não entrei na hora certa depois do solo, atrasando bastante. O público achou que era assim mesmo e no fim da música aplaudiu muito. Quebrei o galho cortando o pedaço na edição. O trecho não aparece na gravação postada no youtube e vocês vão ter que acreditar na minha palavra.