RAPHAELA

RAPHAELA

O ser humano é por natureza possessivo. As pessoas gostam de se sentir donas, não só dos objetos, como também dos outros indivíduos. E na maioria dos casos em nome do amor! São pais querendo ser donos dos filhos, mulheres e maridos, donos dos seus esposos e esposas; e por aí a fora. E tudo em nome do amor...

Amor não é isso não. Amor é liberdade. É reconhecer a individualidade alheia. É aceitar os defeitos e deixar que as pessoas fiquem junto porque se sentem cativadas e não por obrigação. Amor é doação.

Mesmo quando o amor é puro como o de irmãos, amigos, ou simplesmente como aquele que Deus mandou termos com nosso próximo, há que se ter muito cuidado para entender essa idiossincrasia e evitar que as pessoas fiquem magoadas, até às vezes por esquecimento nosso, sem que haja a mínima intenção de ofender ou magoar.

Após o show do Gervásio com Firmino, a Ju, esposa do nosso querido e saudoso Pepê, falou comigo ao telefone, perguntando se o Gervásio teria mencionado a música Amanda, feita por ele com letra do Pepê, sem que fosse citado o autor da letra, pois alguém muito chegado ao Pepê teria ficado magoado pelo fato.

- Nada Ju, o Gervásio, no show apresentou a música Raphaela, e não a Amanda, e essa embora também tivesse sido feita para sua neta, teve letra minha.

Isso era o que tinha ficado na minha memória, sem nenhuma maldade, como sem nenhuma maldade ou intenção ocorreu a omissão do Gervásio, pois, verificando a gravação integral do show constatei que de fato ela ocorreu. Tenho certeza que também sem nenhuma maldade ou intenção. O Gerva, entusiasmado com as homenagens feitas para suas netas, ao apresentar a melodia composta por ele para a Raphaela, com letra minha, comentou que outra música, também feita por ele para a outra neta, Amanda, tinha conseguido o primeiro lugar em um festival no Clube Militar do Rio de Janeiro, isso sem citar o parceiro Pepê.

Contei o fato a Ju, que acredito ter entendido, pois não tocamos mais no assunto.

É o cuidado que devemos ter para não magoar as pessoas que amamos, ou as que amam aquelas de quem falamos. Se bem que, só não compreende essas falhas, quem nunca enfrentou, no palco de um teatro, um público - embora no caso pequeno - de cerca de trezentas pessoas, como o que havia no show de nossos Camelos eletrônicos (o Gerva e o Firmo são,· ambos, engenheiros eletrônicos). Aí, qualquer um, por mais experiente que seja, diz, ou faz, suas bobagens.

Quanto a Raphaela, um dos amores de avô-coruja do Gervásio, a melodia chegou pra mim com a incumbência de fazer uma letra, já recomendada pelo Firmino:

-Não vale colocar o chavão da Raphaela, na janela!...

Embora a incumbência fosse difícil, pois se tratava de amor de avô por neta, e esse é fogo, saiu uma letra simples porém significativa, com janela e tudo, mas fora do chavão, ou seja, sem ser uma rima final para Raphaela. Mandei pela INTERNET, em MP3, para o Gerva.

Parece que o avô e toda família gostaram.

RAPHAELA

(Gervásio Cavalcante e Almir Morisson)

Raphaela, tão menina

Bela como o azul do céu

Flor da nossa alegria

Ainda em botão

Chegando em nossa vida

Brilhante como um raio de sol

Raphaela, flor singela

Abrindo ajanela assim

Ao som da minha cantiga

Deixando despertar

Soltando essa poesia

Que ficava preguiçosa

Que dormia no aconchego

Do coração

Ao passar o tempo

E o botão desabrochar

Raphaela rosa

Tudo vai perfumar

E a felicidade

Sempre vai te acompanhar

Na maré da vida

Vai singrar

Barco de ventura

Todos vão amar

13/06/99

Este episódio ocorreu em 1999. Hoje 2023 muitos camelos já se foram, mas deixaram os filhos que estão deixando netos e o deserto fica cada vez mais habitado, ficando mais profícuo em composições musicais familiares.

Numa de nossas reuniões mais recentes o Firmino propôs irmos fazer um show família.

Não sei se a família já consegue encher um teatro, mas os amigos nossos e de toda essa descendência, com certeza.

Vou colocar a versão inicial da gravação da Raphaela no "recanto" e pedir que o Gervásio também coloque a Amanda que ganhou o concurso e foi palco da discórdia familiar, felizmente logo sanada.

Escutem em:

https://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/104481