CEDO DEMAIS

Você foi embora cedo demais, no meio de uma tempestade, numa daquelas suas marés bravas, e quase não acreditei.

Ei, por que tanta pressa? Podia ter ido aos 80 ou 90, tanto faz, mas, você foi cedo demais, e naquele dia confesso que chorei.

O tempo passou e ainda hoje escuto e reflito sobre o que você cantou.

A adolescência continua a ser um período difícil e dou graças a Deus por ter sobrevivido a essa fase; os jovens ainda sofrem do medo da solidão; a televisão permanece como o teatro dos vampiros; pais e filhos ainda não cresceram, e no Brasil ainda vivemos o mais do mesmo: "nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação"... O esplendor do Brasil está num futuro que nunca se torna o presente, mas precisamos ter esperança. "É preciso acreditar num novo dia, na nossa grande geração perdida, nos meninos e meninas, nos trevos de quatro folhas"...

A chuva continua a cair, e o Sol continua a nascer. A Lua ainda inspira os poetas, mas você foi embora cedo demais. Deixou um vazio e muita saudade.

O seu tempo aqui não foi perdido, mas bem que poderia ter ficado por mais um tempinho.

Desejo que você encontre a perfeição — em algum lugar ela deve existir — e que o seu coração agora esteja em festa.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", porque amanhã muitos já terão embarcado em outra estação sem que você tenha tido chance de se despedir.

Quem sabe um dia a gente se encontre em algum ponto da Via Láctea? E se isso vier a acontecer, vou querer ouvir suas novas canções.

Para Renato Russo, vocalista da banda de rock-pop Legião Urbana, que nos deixou no dia 11 de outubro de 1996, fica aqui registrada minha singela homenagem.

**************************************************

ESPAÇO DAS INTERAÇÕES POÉTICAS

Às vezes o Céu tem pressa,

E leva grandes talentos...

A vida faz mil promessas,

Mas, a alma vai no vento...

(Jacó Filho)

Um exemplo para a humanidade

Em duas canções tão reflexivas

Sentimentos de mais igualdade

De fraternidade mais construtiva.

(Norma Aparecida Silveira Moraes)

"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena

acreditar no sonho que se tem

ou que os seus planos nunca vão dar certo

ou que você nunca vai ser alguém."

Trecho extraído da canção Mais uma vez, interpretada por Renato Russo e citada aqui pela nossa estimada colega Maria Augusta da Silva Caliari.