MEU PAI
Ernani Ciuffo, meu pai!
Poeta, compositor, filósofo da vida, exemplo de ética e principalmente, exemplo de AMOR.Amor incondicional, amor pela vida e amor pelos amigos e todos os que o rodeavam.
Esse homem que coloca em versos e melodia “que a vida do homem tem estranhas passagens...” e mais ao final da música nos dá:“o que seria do mundo se tudo fosse maravilha...não teria valor um pouquinho de alegria...” em seu FILOSOFANDO, cantado por toda cidade e entoado pelos boêmios da noite mineira, é a saudade que eu gosto de ter.
Saudade de seu sorriso, do som de sua harmônica embalando nossas tardes e noites; saudade de ir à matinèe dominical assistir ao Tom & Jerry, saudade de acompanhá-lo ao estádio de futebol nas tardes onde ia vibrar com o jogo do periquito lá no Sport Clube.
Ah, ainda o vejo fazendo a massa de nosso macarrão e ainda sinto seu perfume quando me levava ao colégio, ora na bicicleta, ora no bonde , que demorando a chegar, o fez compor mais uma música singela que me fazia esquecer a espera e me fazia dar risadas gostosas: “ o bonde é tartaruga, o bonde demora muito...” cantada ritmicamente acompanhada de assovios e bater de pé na calçada ...e como num passe de mágica ...lá na esquina virava o bonde verdinho serpenteando rapidamente, parecendo obedecer ao comando musical desse homem que foi meu herói e anjo por toda minha vida.
O som das músicas eruditas que tanto amava, ecoa ainda em nossa casa, porque alunos fomos nós, aplicados em jamais esquecer que os grandes mestres eram sempre uma descoberta nova a cada audição; em contrapartida o som dos tamborins também ecoa ainda em nossa casa, porque da sua Turunas do Riachuelo, herdamos o gosto e o sabor do samba de nossas raízes!!! Assim,meu pai, eu descobri a música em todos os seus aspectos ,em toda sua plenitude!
Respeitado por todos os amigos,venerado por nós suas filhas. Meu pai,meu amigo, parceiro de jornada terrena e principalmente, confidente ,que ouvia com sorriso nos lábios e atenção concreta todas as minhas angústias e dúvidas.
Meu pai, que ensinou que ser filha dele era ser filha do amor, da alma e do coração. Ensinou que a vida nem sempre é da forma como a gente quer, mas que aceitar as coisas passivamente,também não era o caminho.Que deveríamos lutar,brigar e principalmente,tínhamos o direito de reivindicar tudo aquilo que considerávamos nossos direitos e o justo para nós,sem,contudo, esquecermos nossas obrigações e deveres!!!
Ah, meu pai,que falta nos faz sua voz,seu sorriso e sua presença. Mas,que orgulho e alento nos dá tê-lo em nossa memória. Saber que em sua vida, só plantou amor e colheu reconhecimento.
Como diz seu amigo, Nilton Santos, o nosso querido “cocada”, você sempre foi a filosofia personificada!!!!
Esteja onde estiver meu querido, todo meu afeto,amor e carinho filial e o agradecimento perene por ter me acolhido em sua vida de forma tão terna, tão amorosa.
Meu pai,todos os dias do ano são seus,EU O AMO!!!!